Dia 25 de outubro, às 20h, na Pinacoteca da Ajuris – Rua Celeste Gobatto, 229, convidamos para a abertura da instalação de gravuras Ao Belchior, que reúne obras de Cylene Dallegrave, Eda Lani Fabris, Lília Manfroi, Mabel Fontana, Marcos Sanches e a artista convidada Maria Tomaselli. A exposição homenageia a conhecida loja homônima que funcionou em Porto Alegre desde a década de 30 até a de 80, reunindo os mais variados objetos novos e usados.
Em 2008, os artistas, oriundos do grupo Aflecha, ilustraram o conto Ideias de Canário, de Machado de Assis, que descreve uma loja de belchior. A referência do autor à palavra, já em desuso na língua portuguesa (hoje encontra-se com mais frequência o termo brique) e a lembrança do pitoresco estabelecimento porto-alegrense, chamou a atenção dos gravadores. Ao aceitar o convite da Pinacoteca da Ajuris para a realização de uma mostra de gravuras, a inspiração vintage, despertada por essas coincidências, veio à tona.
Graças ao apoio do antiquário e casa de leilões Ponto de Arte, a ambientação da sala de exposição recupera o estilo antigo, como convém à proposta. A diversidade dos pequenos objetos fica por conta das gravuras, apresentadas em molduras antigas ou novas, de muitas formas e tamanhos, obtidas e “envelhecidas” pelos próprios artistas ou garimpadas em feiras de antiguidades.
O registro do passo a passo da exposição, bem como o conto de Machado de Assis, a história da verdadeira loja Ao Belchior, os encontros no atelier, as gravuras, seus preços e outras curiosidades podem ser encontrados no blog. O período de visitação irá de 25 de outubro a 20 de dezembro, de segundas a sextas-feiras, das 7h30min às 22h30 min e aos sábados das 7h30min às 12h. Nos domingos e feriados a Pinacoteca da Ajuris estará fechada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário