Láurea criada pela Associação Brasileira de Críticos de Arte anuncia premiados em dez categorias
Gaúcho radicado no Rio, Carlos Vergara foi premiado por sua trajetória artística
Ana Branco / Agência O Globo
Rio - O Instituto Inhotim de Arte Contemporânea, os artistas Carlos Vergara e Daniel Senise e o crítico Jacob Klintowitz estão entre os dez vencedores do Prêmio ABCA, que contempla anualmente personalidades e instituições do cenário das artes visuais que mais contribuíram para a cultura nacional no ano anterior. Criado pela Associação Brasileira de Críticos de Arte — ABCA, o prêmio divulgou, na tarde desta quarta-feira, os selecionados de sua edição 2013.
Além de Vergara, destacado por sua trajetória, de Senise (artista de linguagem contemporânea), Inhotim (categoria instituição, pela programação e atividade no campo da arte) e Klintowitz (crítico, pela atuação durante o ano), foram apontados, entre outros, o Canal Arte 1 (difusão das artes visuais na mídia) e Antonio Henrique Amaral (personalidade atuante no meio artístico). O troféu criado pelo escultor Nicolas Vlavianos será entregue aos premiados no dia 13 de maio, às 20h, em cerimônia no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. Oitenta a um membros da associação votaram nesta edição.
Veja a lista de vencedores
Verônica Stigger, pela exposição “Maria Martins: Metamorfoses”, no MAM São Paulo, 10 de julho a 15 de setembro de 2013 (Prêmio Maria Eugênia Franco de curadoria de exposição)
Instituto Inhotim (Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade, de instituição, pela programação e atividade no campo da arte)
Exposição “Waldemar Cordeiro: Fantasia exata” — Itaú Cultural, de 4 de julho a 22 de setembro de 2013 (Prêmio Paulo Mendes de Almeida de melhor exposição)
Canal Arte1 (Prêmio Antônio Bento de difusão das artes visuais na mídia)
Jacob Klintowitz (Prêmio Gonzaga Duque de crítico pela atuação durante o ano ou publicação)
Raul Córdula, pela publicação da obra “Utopia do olhar”), Fundarp, 2013 (Prêmio Sérgio Milliet de autor por pesquisa publicada)
Daniel Senise (Prêmio Mario Pedrosa de artista de linguagem contemporânea)
Antonio Henrique Amaral (Prêmio Ciccillo Matarazzo de personalidade atuante no meio artístico)
Sheila Leirner (Prêmio Mário de Andrade de crítico pela trajetória)
Carlos Vergara (Prêmio Clarival do Prado Valladares de artista pela trajetória)
Destaques: Edições Pinakotheke, Editora da USP Edusp e Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
Homenagens: Nicolas Vlavianos, Hebe de Carvalho e Caciporé Torres
Fonte: O Globo – 23/04/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário