O
Goethe-Institut e Ministério da Cultura apresentam a publicação INSPIRADOR: dá pra fazer produção cultural de outro jeito. Sob a organização de Jonaya Castro, Laura Sobral, Isabel Hölzl e Lorena Vicini, o guia tem como objetivo ajudar o trabalho de todos aqueles que atuam ou querem atuar na diversificada área de produção cultural.
O lançamento da publicação, que estará disponível online a partir de dezembro, acontece no dia 1 de dezembro de 2014 (segunda-feira), às 19h30, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974 – Pinheiros). O acesso ao INSPIRADOR poderá ser feito através do site
www.goethe.de/brasil/inspirador.
Uma sequência de encontros colaborativos concretiza o INSPIRADOR. A ideia apareceu em 2012, durante os encontros do grupo ECOação, que reúne gestores culturais de instituições da cidade de São Paulo, tais como o próprio Goethe-Institut São Paulo, o Centro Cultural São Paulo, a Matilha Cultural, , a Fundação Getúlio Vargas, o CEU Jaguaré, Praça Victor Civita,
Nexo Cultural, entre outras. O grupo se reúne periodicamente para compartilhar práticas comuns e dúvidas frequentes de quem faz produção cultural na capital paulistana.
Na segunda edição do PROTOTYPE – Festival de Sustentabilidade na Arte, organizada em abril pelo Goethe-Institut com o Ministério da Cultura em abril deste ano, foi aberto um campo de experimentos a partir do que vinha sendo falado e discutido durante as reuniões do ECOação. Já a Virada Sustentável 2014, que recebeu o apoio do Goethe-Institut, foi palco de um grande brainstorming para o conteúdo da publicação.
“O conceito de ‘sustentabilidade’ vai muito além do simplesmente ‘separar o lixo’. A ideia do INSPIRADOR é entender outras formas de produção cultural, contemplando os erros e os ‘abacaxis’ com os quais o produtor cultural vai se deparar e como resolvê-los sem complicação”, explica Isabel Hölzl, do Goethe-Institut, uma das idealizadoras do projeto.
O INSPIRADOR é organizado em temas no formato de hashtags que dizem respeito ao dia a dia da produção cultural (#abastecer, #deslocar, #comunicar, #conseguir, #reciclar e #responsabilizar) dentro das quais constam ações, estratégias, dicas e cases inspiradores para o produtor cultural. Práticas como, por exemplo, organizar uma rede de empréstimos de equipamentos entre profissionais que atuam na área, ativar cooperativas de catadores de lixo para reciclagem dos resíduos ou mesmo fazer um mapeamento de recursos das redondezas, são algumas sugestões trazidas pelo guia. "O INSPIRADOR foi desenvolvido para que possa ser impresso em casa e servir de check list com links úteis para o produtor que quer pensar diferente" conta Jonaya de Castro.
O coquetel de lançamento contará com a presença de representantes do ECOação, e do Coletivo Cru com suas bikes geradoras de energia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário