concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

domingo, 10 de setembro de 2017

CONCURSO COMEMORATIVO DOS 30 ANOS DO MUSEU - resultado e agenda do Museu Casa da Xilogravura para setembro 2017

CASA DA XILOGRAVURA                             

 SETEMBRO de 2017
  
CONCURSO COMEMORATIVO DOS 30 ANOS DO MUSEU
Para participar do Evento/Concurso dos 30 anos do Museu, 204 xilógrafos com endereço no Brasil enviaram suas gravuras, dos quais 177 ainda não tinham obras no acervo da Casa da Xilogravura, enquanto 27 já dele constavam.
Os trabalhos inscritos revelaram tão ótimo nível, que o Museu decidiu aumentar o número de prêmios. Eram 4, e passaram a ser 20, pois foram criados 3 novos prêmios especiais e 13 menções honrosas.
Os prêmios e os autores que os receberão são os seguintes:
Grande Prêmio Casa da Xilogravura > Anderson Wilcke, de Embu das Artes -SP
Grande Prêmio Reencontro > Lucie Maria Schreiner, de Marechal Cândido Rondon -PR
Prêmio Descoberta > Pedro Sánchez, do Rio de Janeiro –RJ
Prêmio Descoberta > Diego Santana de Farias, de Fortaleza - CE
Prêmio Descoberta > Francisco Horta de Albuquerque Maranhão, de São Paulo – SP
Prêmio Singularidade > Márcia Santtos, de Santos  – SP
Prêmio Mantiqueira > Djalma Toledo, de São José dos Campos - SP
Menção Honrosa > Adriano Gambim Rocha, Angela Leite, Cláudia Sperb, Fernando Gómez Alvarez, Joyce Farias de Oliveira, Luisa Almeida, Maércio Lopes de Figueiredo Siqueira,  Maria Angélica Chiang, Marly Calilo Bezerra, Milton Cazelatto, Miriam Aparecida Mendes, Paulo Cesar Lenço, Tiago Costa de Sousa.

Os Prêmios/Diplomas de Premiação, assim como os Diplomas de Participação de todos os 204 artistas inscritos, serão entregues, no Museu Casa da Xilogravura, às 14 horas do dia 23 de setembro de 2017, data de abertura da Exposição Comemorativa dos 30 Anos (vide abaixo). Todos os diplomados que comparecerem receberão, além do seu diploma, também um livro – O Museu e Eu – que conta a história da Casa da Xilogravura. Os que não puderem comparecer receberão seus diplomas pelo Correio.

EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA DOS 30 ANOS DA CASA DA XILOGRAVURA
Realizar-se-á na Casa da Xilogravura, a partir de 23 de setembro de 2017, a Exposição Comemorativa dos 30 Anos do Museu, que ocupará três salas e exibirá mais de uma centena de obras de artistas inscritos no evento, inclusive as dos premiados.
A exposição permanecerá aberta à visitação do público até o dia 26 de fevereiro de 2018, no horário normal da Casa da Xilogravura: de quintas até segundas-feiras, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas. (O Museu só fecha às terças e quartas-feiras.)  A exposição, porém, não poderá ser visitada de 1 a 25 de dezembro de 2017, pois, como ocorre em todos os anos, durante esse período do ano o Museu ficará fechado.

HOMENAGEM À GRAVADORA MARIA BONOMI
Também fará parte da mostra comemorativa dos 30 anos do Museu uma homenagem à grande gravadora Maria Bonomi. Para tanto, a Casa da Xilogravura exibirá hors concours e, destacadamente, La Chanson, obra recente de autoria da grande artista.

PALESTRA SOBRE OS 30 ANOS E LANÇAMENTO DE LIVRO
No dia 14 de outubro de 2017, às 16 horas, na Casa da Xilogravura, Antonio F. Costella falará a respeito dos trinta anos do Museu e, na sequência, autografará seu novo livro, Arte do Lenho – Xilogravuras, que está sendo lançado.

CATÁLOGO DA CASA DA XILOGRAVURA
Até 26 de fevereiro de 2018, data final da Exposição dos 30 Anos, deverá ser publicado um catálogo da Casa da Xilogravura, no qual constarão os nomes de todos os artistas (mais de 1.000) cujos trabalhos estejam incorporados ao acervo do Museu até o mês de agosto de 2017, incluindo, é claro, os nomes dos participantes do evento Comemoração dos 30 Anos.

XILOGRAVURA DE TRÊS METROS QUE NASCEU NO JARDIM SUL DO MUSEU
Já se encontram em exibição, em móvel de mais de três metros especialmente desenhado para eles, parte do tronco da árvore, que cresceu dezenas de anos no jardim do Museu e foi derrubada por uma tempestade recente, bem como a xilogravura impressa com sua madeira, transformada em matriz pelos artistas George Rembrandt Gutlich e Fábio Sapede, de São José dos Campos.

CINERÁRIO NO JARDIM DO MUSEU
A partir do mês de agosto já se tornou visível, no jardim do Museu, um cinerário, que terá por finalidade receber as cinzas dos fundadores da Casa da Xilogravura. (Os futuros ocupantes do novo equipamento do Museu desejam, ardentemente, que esse dia demore muito a chegar.)
Como já é de conhecimento público, após a morte do fundador varão, os imóveis e o acervo da Casa da Xilogravura, passarão à plena propriedade da USP, Universidade de São Paulo, restando, porém, aos fundadores esse espaço para a deposição perpétua de suas cinzas.

A CASA DA XILOGRAVURA FOI HOMENAGEADA
Dentre outras gratas congratulações pelos seus 30 anos de existência, o Museu recebeu da Academia de Letras de Campos do Jordão uma homenagem retratada em placa de prata, na qual é proclamada sua “contribuição efetiva à Cultura”. A cerimônia respectiva realizou-se em 6 de agosto próximo passado, sob a presidência do acadêmico Benilson Toniolo.

OUTRA HONROSA HOMENAGEM À CASA DA XILOGRAVURA
A Câmara Municipal de Campos do Jordão, em sessão 7 de agosto próximo passado, aprovou e registrou em ata um Voto de Congratulações à Casa da Xilogravura “pelos 30 anos em nossa cidade enriquecendo o circuito cultural e social do Município”, por proposta da Vereadora Maria Joaquina  dos Santos subscrita por vários outros vereadores.

SORTEIO DE GRAVURAS
Realizou-se o sorteio de duas gravuras. A elas concorreram, gratuitamente, todas as pessoas que visitaram a Casa da Xilogravura no primeiro semestre de 2017 e preencheram a ficha de ingresso. Foram sorteadas as fichas números 42.456 e 43.862, respectivamente de Savio C., residente em São Paulo – SP, e de Maria Antonieta de M. M., residente em Franca - SP ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­.
_____________________________________________________                                       
MUSEU CASA DA XILOGRAVURA
Horário de funcionamento: das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de 5ª. a 2ª. feira
(só fecha nas terças e quartas-feiras)
FECHA DE  1 a 25 DE DEZEMBRO.
Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295, Bairro Jaguaribe, Campos do Jordão.
Entrada = R$ 8,00
 Mais de 60 anos, estudantes e professores = R$ 4,00
Menores de 12 anos = Grátis 
Professores, funcionários e alunos da USP = Grátis
Grupos de alunos de escolas gratuitas previamente agendados = Grátis
Mais informações sobre os eventos: 
Fone(12)3662-1832                                                   contato@casadaxilogravura.com.br

Nenhum comentário: