No mundo da Animação
Designer e supervisora técnica do Senac RJ apresenta caminhos para atuar no mercado de Animação e opções de cursos para quem quer seguir carreira no ramo.
Neste 28 de outubro comemora-se o Dia Internacional da Animação, a arte que confere movimento aos desenhos inanimados e está longe de ser coisa de criança. Parte importante da indústria do audiovisual, o segmento da animação foi impulsionado fortemente pelo avanço da tecnologia, popularização de ferramentas e programas de criação e crescimento dos canais de divulgação de conteúdo, especialmente internet e streaming.
“Animação é ilusionismo”, explica a designer e supervisora técnica dos cursos de Economia Criativa do Senac RJ Alessandra Nogueira. O trabalho em animação requer conhecimento generalista sobre as diversas etapas de criação, incluindo roteiro, storyboard, perspectiva, noção de enquadramento, plano, até o design de personagens e cenários. “Existem os 12 princípios da animação de Walt Disney, especificações essenciais para um desenho animado. Estes princípios ajudam a criar a ilusão e versam sobre a movimentação, temporização, volume, apelo e continuidade”, explica Alessandra.
Ao longo do curso de Animação em 2D do Senac RJ, o aluno aprende os princípios e as técnicas para animação vetorial de personagens bidimensionais e a criar poses e expressões para desenhos animados, fazendo com que o personagem se mova de forma que pareça real, utilizando a técnica de cut out.
Para quem pretende atuar em uma etapa adiante do processo de criação, na pós-produção, há o curso de After Effects - Motion Graphics, que ensina como fazer animações digitais com elementos gráficos em movimento utilizando os principais recursos do programa. “Com o After Effects é possível finalizar o conteúdo inserindo efeitos, objetos, intervenções gráficas e atribuindo dinamismo ao produto final”, aponta a designer.
Tais capacitações possibilitam ao aluno produzir animações com cunho comercial, informativo ou de entretenimento; abrindo opções de carreira nas áreas de publicidade, TV, marketing digital e games. “Ainda dentro desse segmento de Economia Criativa, dois cursos de grande valia são o Designer de Games, que oferece uma formação robusta onde os alunos criam seus primeiros jogos, e o de Editor de Vídeo, que ensina a editar as imagens a partir de um roteiro, mixar o som, criar e inserir efeitos especiais e exportar o produto dentro dos padrões”, finaliza Alessandra.
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