concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Exposição "Bancos Indígenas do Brasil" - Cuiabá, MT

 

A exposição “Bancos indígenas do Brasil” chega ao Mato Grosso!
 
A mostra traz produções de povos do Xingu, Sul da Amazônia, Amazônia Oriental, Calha Norte e Noroeste Amazônico, reunindo 29 etnias, além de fotografias e vídeos de Rafael Costa.
 
A Coleção BEĨ abre sua próxima exposição na cidade de Cuiabá, no Mato Grosso, dia 3 de novembro (quinta-feira), a partir das 19h, na Galeria Lava Pés.  A curadoria da mostra, assinada por Marisa Moreira Salles e Tomas Alvim, reuniu 86 bancos de 29 etnias, compondo um recorte representativo da diversidade e sofisticação da produção de bancos indígenas no Brasil. Entre as etnias encontram-se Aweti, Kalapalo, Kawaiwete, Kayabi, Trumai, Wajãpi, Tukano, Ye’kwana e outras. A entrada é gratuita.
 
É a primeira vez que a cidade de Cuiabá recebe o acervo da coleção, que nasceu de um deslumbramento estético com a beleza das formas, cores e grafismos dos bancos indígenas brasileiros. Uma curiosidade sobre a produção das obras é que elas são talhadas a partir de um único tronco de madeira e pintadas com resinas naturais, como o ingá misturado com pó de carvão e o urucum. O grafismo e formato das peças espelham o universo cultural e a cosmologia de cada etnia que os criou. Os bancos são geométricos ou zoomórficos, refletindo a diversidade da fauna das regiões de que provêm.

 
www.colecaobei.com.br

Nenhum comentário: