concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Jornada do Patrimônio 2023 - inscrições abertas

 


Até dia 28 de Junho estão abertas as chamadas para inscrição de roteiros,  conversas e cursos  da programação da Jornada do Patrimônio.


Com o tema “Se a cidade, se a cidade fosse minha”, a Jornada do Patrimônio tem como objetivo promover uma leitura da cidade em suas múltiplas identidades e vozes, expandindo-as para além do Centro.


O chamamento é voltado para pesquisadores, profissionais que trabalhem com patrimônio em suas diversas áreas, artistas, moradores antigos, associações de bairro, coletivos, entre outros que possuam conhecimentos que desejem  compartilhá-los.


Você pode acessar as informações no site da Jornada no link abaixo: 


https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/patrimonio_historico/jornada_do_patrimonio/

Jornada do Patrimônio | Secretaria Municipal de Cultura | Prefeitura da Cidade de São Paulo

Jornada do Patrimônio de Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura da Cidade de São Paulo

www.prefeitura.sp.gov.br



Sobre a Jornada do Patrimônio 2023:


A Jornada do Patrimônio é um evento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura através do Departamento do Patrimônio Histórico e da Coordenadoria de Programação Cultural, e é uma atividade educativa que tem como objetivo aproximar a população ao seu patrimônio histórico.  Realizada anualmente desde 2015, foi instituída pela Lei Municipal nº 16.546 de 21 de setembro de 2016.  O Dia Nacional do Patrimônio Cultural, celebrado em 17 de agosto, marca a Jornada do Patrimônio, que  ocorre tradicionalmente no terceiro final de semana de agosto, com atividades no sábado e domingo.


Visando ser democrática e atingir um maior contingente populacional e regiões mais variadas da cidade, são abertos chamamentos públicos para atividades, organizadas dentro das três tradicionais linhas de propostas, que são a abertura de imóveis históricos, a realização de roteiros de memória, a realização de cursos e conversas. As atividades propostas são avaliadas pela equipe do DPH, tendo como critério básico a exigência de ser uma ação vinculada ao patrimônio da cidade de São Paulo, ou mesmo relacionada aos assuntos pertinentes para os debates sobre a preservação do patrimônio histórico. Ao longo dos anos de realização da Jornada do Patrimônio, as ações propostas demonstram uma grande gama de assuntos tratados, desde movimentos ligados à preservação e divulgação da memória negra ou indígena na cidade; a grupos que propõem roteiros históricos, com viés mais turístico; ou pesquisadores que apresentam trabalhos bastante específicos.


Nesse ano, a Jornada do Patrimônio ocorrerá nos dias 19 e 20/08 (sábado e domingo) e tem o tema "Se a cidade, se a cidade fosse minha", formalizando a existência de um projeto contínuo para a criação de debates necessários apoiados em questões como inclusão e pertencimento, atrelados à concepção dos patrimônios materiais, imateriais e à recuperação dos apagamentos.

Nenhum comentário: