5º SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DE PONTA GROSSA
2011
“SIZINHA FERREIRA E CAROL FERREIRA”
EDITAL
REALIZAÇÃO
1 . A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria de Cultura e Turismo e do
Conselho Municipal de Cultura, com a finalidade de estimular a produção de artistas
plásticos da cidade e promover o intercâmbio com a produção de artistas brasileiros,
realizará entre as datas de 03 de maio a 10 de junho de 2011, no Centro de Cultura Cidade
de Ponta Grossa, o 5º Salão de Artes Plásticas de Ponta Grossa, edição em homenagem a
artista plástica SIZINHA FERREIRA e ao 100º aniversário da galerista CAROL
FERREIRA, proposta sugerida durante a reunião do setor de Artes Plásticas da 7ª
Conferência Municipal de Cultura, realizada em 04 de julho de 2006, cujo regulamento foi
elaborado e aprovado pelos artistas plásticos presentes nas reuniões de 31 de outubro e 14
de novembro de 2006, e atualizado em 02 de junho de 2010, atendendo as políticas
culturais do Município aprovadas nas Conferências Municipais de Cultura
PARTICIPAÇÃO
2 . Poderão participar artistas plásticos que se inscreverem preenchendo a ficha cadastral
contendo: Nome do autor, endereço, telefone, RG, CPF, nome da obra, dimensões, técnica,
declaração de estar ciente e concordar com o regulamento, e enviarem o material solicitado
dentro do prazo estipulado;
3 . O tema será livre e as obras podem ser apresentadas nas categorias: pintura, desenho,
gravura e escultura;
4 . Cada participante deverá apresentar no mínimo 03 (três) obras, podendo chegar até 05
(cinco) obras, produzidas a menos de 1 (um) ano, que dialoguem entre si, e sejam da
mesma categoria;
5 . O tamanho máximo das obras será de 1,5 X 1,5 x 1,5 metro (incluindo a moldura se
houver);
6. Na 1ª fase, cada participante deverá enviar as fotografias das obras junto com o projeto
ou histórico e a ficha cadastral de inscrição; e na 2ª fase deverá enviar as obras
selecionadas;
INSCRIÇÕES
7.. As inscrições e recepção do material para a primeira fase de seleção poderão ser
realizadas pessoalmente, no Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa, das 13:30 às 18:00
horas, até o dia 1º de abril de 2011 ou pelo correio para o endereço “5º Salão de Artes
Plásticas de Ponta Grossa – Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa - Rua Dr. Colares
436 – CEP 84010-010 – Ponta Grossa – Pr. (será avaliado o material que chegar até o dia
1º de abril de 2011).
8. Os artistas locais deverão apresentar um comprovante de residência de no mínimo 02
(dois) anos na cidade de Ponta Grossa
9. O material enviado para a primeira fase não será devolvido.
10. As obras selecionadas na primeira fase deverão ser enviadas, em condições de serem
expostas, para o mesmo endereço até 26 de abril de 2011.
JULGAMENTO
11 . A Comissão Julgadora será composta por 3 (três) pessoas de notoriedade nacional na
área das artes plásticas e visuais;
12 . O Julgamento da primeira fase será realizado nos dias 02 e 03 de abril de 2011, no
Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa.
13. O julgamento da segunda fase será realizado nos dias 30 de abril e 1º de maio, no
mesmo local.
14. O número de obras selecionadas estará a critério da Comissão Julgadora.
PREMIAÇÃO
15 . Serão concedidos 06 (seis) prêmios-aquisição para o acervo de obras da Secretaria
Municipal de Cultura e Turismo de Ponta Grossa, no valor de R$ 1.200,00 (hum mil e
duzentos reais) cada um;
16. O prêmio poderá ser dado a uma obra ou para o conjunto de obras que se
complementem de um mesmo artista;
17. Do conjunto de 06 (seis) prêmios, 03 (três) serão concedidos para artistas da cidade de
Ponta Grossa;
EXPOSIÇÃO
18 . O salão será realizado no Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa (Galeria João
Pilarski) com abertura no dia 03 de maio de 2011, às 20:00 horas, permanecendo aberto à
visitação pública, no horário de funcionamento do Centro de Cultura, até o dia 10 de
junho de 2011.
DEVOLUÇÃO DAS OBRAS
19. As obras dos artistas de Ponta Grossa, não selecionadas na segunda fase, deverão ser
retiradas até o dia 10 de maio de 2011.
20. As obras não premiadas, dos artistas de Ponta Grossa, deverão ser retiradas, após o
encerramento do salão, até o dia 17 de junho de 2011.
21. Após as datas mencionadas, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Prefeitura
Municipal de Ponta Grossa, não se responsabilizam pela guarda, conservação e eventuais
danos.
22. As obras de artistas de outras cidades, não selecionadas na segunda fase e não
premiadas, serão devolvidas via correio a cobrar ou via transportadora a cobrar, caso o
participante indique na ocasião da inscrição.
DISPOSIÇÕES GERAIS
23 . A decisão da comissão Julgadora é irrevogável.
24 . As obras não selecionadas na fase de julgamento e as obras não premiadas no salão que
até 60 (sessenta) dias, além do prazo de retirada, ainda permanecerem no Centro de
Cultura, serão incorporadas ao acervo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
25. O Artista autoriza o uso da imagem de sua obra no material de divulgação do Salão de
Artes Plásticas de Ponta Grossa.
26 . Os casos omissos neste regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora.
CRONOGRAMA
1. Inscrições e envio das fotografias das obras: Até dia 1º de abril de 2011
2. Seleção 02 e 03 de abril de 2011
3. Resultado da 1ª fase: dia 04 de abril de 2011;
4. Envio das obras: Até dia 26 de abril de 2011;
5. Seleção 30 de abril e 1º de maio de 2011
6. Resultado da seleção das obras: 02 de maio de 2011;
7. Devolução das obras não selecionadas: até 13 de maio de 2011;
8. Exposição: 03 de maio de 2011 a 03 de junho de 2011;
9. Devolução das obras selecionadas: até 10 de junho de 2011;
10. Local para envio e retirada da (as) obra (as): “5º Salão de Artes Plásticas de Ponta
Grossa – Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa - Rua Dr. Colares 436 – CEP 84010-
010 – Ponta Grossa – Pr.
Elizabeth Silveira Schmidt
Secretária Municipal de Cultura e Turismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário