concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 15 de janeiro de 2011

Gravuras uberlandenses viajam ao Piauí


Exposição começa dia 2 de fevereiro na Casa da Cultura de Teresina
Gustavo Stivali
Atualizada: 14/01/2011 - 19h12min

Média (1 votos)

Alterar o tamanho
do texto


Xilogravuras, serigrafias e gravuras em metal de seis artistas de Uberlândia serão expostas em Teresina, no Piauí, em fevereiro. A mostra, batizada de “Uberlândia.com.PI – ode à gravura”, visa estabelecer um intercâmbio para divulgar o trabalho dos gravuristas mineiros e incentivar a utilização da técnica artística entre a população local.

A exposição, que vai do dia 2 ao dia 28, será realizada na Casa da Cultura de Teresina e foi possível graças aos esforços das artistas plásticas e curadoras Alessandra Cunha, de Uberlândia, e Yolanda Carvalho, do Piauí, que se conheceram por conta de uma intervenção urbana feita em novembro do ano passado em Uberlândia. “Na época, a idéia foi colocar nos muros da cidade xilogravuras. Me concentrei nos bairros Custódio Pereira e Tibery, mostrando gravuras de 53 artistas do país, sendo a Yolanda a única do Piauí”, afirmou Alessandra Cunha. A ação teve como conseqüência a troca de correspondências entre as artistas e o convite de Yolanda Carvalho para a realização de uma mostra em Teresina. “A arte mineira é muito respeitada no país e no mundo. Acredito que este intercâmbio será uma mola propulsora da arte aqui no Piauí”, afirmou Yolanda.

Para concretizar a mostra, Alessandra Cunha, que trabalha com metal, xilografura e serigrafia, convidou outros artistas plásticos da cidade. O público nordestino irá conhecer as obras de Elaine Corsi, Mariza Barbosa, Silvia Cruz, Mara França e Aender Ferreira. “O que me deixou mais feliz foi o reconhecimento do nosso trabalho. É um espaço novo que estamos conquistando, levando nossas gravuras”, disse Silvia Cruz.

Cada artista tem uma abordagem diferente

Explorando as três formas de gravuras, Alessandra Cunha trabalha com paisagens urbanas. “Quero levar a minha imagem de Minas Gerais para o Piauí”, afirmou. A mesma temática é abordada em uma série das obras de Mariza Barbosa, feita em matriz de metal. “São duas séries. A outra é formada por serigrafias impressas em papagaios, pipas”, disse.

Os artistas Aender Ferreira e Mara França trabalham com xilogravuras de impressões pessoais. O primeiro, “transforma a memória em seres mitológicos”, enquanto Mara expõe gravuras de borboletas, animal que afirmou ter identificação, e trabalhos de seus alunos do projeto social desenvolvido no bairro Lagoinha, na zona sul de Uberlândia. “Quis contar a história do bairro, seu cotidiano por meio de gravuras”, afirmou.

Sem intervir na chapa de metal, Silvia Cruz monta um “quebra-cabeça” com as gravuras obtidas. Já a artista Elaine Corsi trabalha com xilogravuras e com gravuras híbridas, que mescla técnicas diferentes. “Uma das minhas duas séries tem a temática dos 7 pecados capitais”, disse. 

Clima é de alvoroço

Mesmo não tendo confirmada até o momento a presença física de todos os artistas plásticos uberlandenses que irão participar da exposição “Uberlândia.com.PI – ode à gravura”, a curadora Yolanda Carvalho afirmou que o clima em Teresina é de grande expectativa. “A mostra está tendo uma grande repercussão aqui na cidade, por meio das rádios e jornais. 

Está causando um grande alvoroço”, disse. Segundo ela, serão ministradas palestras e workshops para tentar passar à população alguns segredos da técnica e incentivar a arte em Teresina. “A arte só se faz completa quando é compartilhada”, afirmou. 

No ano passado, Yolanda Carvalho teve algumas xilogravuras expostas em Uberlândia por meio de uma intervenção urbana organizada por Alessandra Cunha, mas ainda não conheceu a cidade.

Alessandra Cunha – Trabalhos em xilogravura, serigrafia e metal
Elaine Corsi – Trabalhos com xilogravura e técnica mista
Mariza Barbosa – Gravura em metal e serigrafia
Aender Ferreira – Xilogravura
Mara França – Xilogravura
Silvia Cruz – Gravuras em Metal 

Nenhum comentário: