A exposição Lithos Graphein – escritas na pedra, organizada pela artista plástica gaúcha Miriam Tolpolar*, poderá ser vista na Sala O Arquipélado do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, de 04 de maio a 1º de junho de 2011, de terça à sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados das 11h às 18h.
Como parte das homenagens ao cinquentenário do Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, comemorados neste ano, a oficina de litografia que integra o espaço enfoca, nesta Mostra, a produção litográfica e pretende traçar um panorama cronológico desses 50 anos de dedicação à produção gráfica, com a seleção de artistas cujas obras sejam representativas de períodos distintos, com reconhecida trajetória e produção contemporânea.
A Litografia foi criada em 1798, pelo alemão Alois Senefelder, inicialmente ligada à produção gráfica de jornais, livros, rótulos ou calendários e gradativamente passou a ser acolhida pelos artistas como linguagem expressiva. A técnica chegou ao Brasil em 1818, por meio do artista francês Julien Palliere, contratado por D. João VI para fazer retratos e paisagens.
O desenvolvimento da Litografia como linguagem artística no Rio Grande do Sul se confunde com a história do Atelier Livre que, em 1962, por iniciativa do escultor Xico Stockinger, promoveu um curso de Litografia, ministrado pelo artista paulista Marcelo Grassman. Já o pintor, desenhista e gravador bageense Danúbio Gonçalves implantou, coordenou e ensinou na Oficina de Litografia, de 1962 a 1996, tendo sido também diretor do Atelier Livre durante dezesseis anos.
Artistas participantes da exposição realizarão visitas guiadas a grupos interessado que deverão agendar pelo telefone (51) 3226-5342, com Francisco.
Esta iniciativa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo promoverá ainda um encontro entre artistas e público, no dia 28 de maio, às 16h, na Sala de exposições, para um debate sobre a técnica da Litografia e a história do Atelier Livre de Porto Alegre. A mesa terá entrada franca sem a necessidade de inscrição prévia.
*Miriam Tolpolar Artista plástica, Mestre em Poéticas Visuais e professora de Litografia no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre desde 1996.
Nenhum comentário:
Postar um comentário