concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 31 de maio de 2011

Palestra sobre o grande editor brasileiro Frei Veloso (séc.XVIII)

Palestra sobre o grande editor brasileiro Frei Veloso (séc.XVIII)

A Fundação Memorial da América Latina e o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), da USP, promovem nesta quinta a palestra “Frei Veloso e a Tipografia do Arco do Cego”,  do professor Luiz Armando Bagolin,  (USP), sobre a trajetória de Frei Veloso, um dos maiores nomes das artes gráficas e editoriais da civilização luso-brasileira. Quem se interessar pelo tema está convidado, no dia seguinte, 3 de junho, a visitar o IEB, guiado pelo próprio professor Bagolin, e conhecer as obras raras de seu acervo, editadas pela Tipografia do Arco do Cego (vagas limitadas).
          Este ano se comemora o bicentenário da morte de Frei Veloso (1742 – 1811), sábio brasileiro do séc. XVII que, depois de se destacar na colônia como professor de Geometria, História Natural e Retórica, se transfere para a Metrópole. Em Lisboa, cria a Tipografia do Arco do Cego, responsável por editar verdadeiras obras de arte, que depois se transforma na Editora Nacional do país, ativa até hoje.
         Frei José Mariano da Conceição Veloso,  nascido na comarca de Rio das Mortes, Minas Gerais, ordenou-se padre franciscano em 1761 no Convento de Santo Antonio, Rio de Janeiro, tornando-se, mais tarde, em 1771, professor de geometria, história natural e lente de retórica no Convento de São Paulo. Dedicado aos estudos botânicos especialmente, Frei Veloso foi, mais tarde, convidado a ir à metrópole, Lisboa, onde passou a editar o periódico intitulado Paládio Português e Clarim de Palas que anuncia periodicamente os novos descobrimentos e melhoramentos na agricultura, artes, manufacturas, comércio, e oferecido aos senhores deputados da Rela Junta do Comércio, a partir de 1796.
          Esta empresa determinou a sua indicação por D. Rodrigo de Sousa Coutinho, Ministro da Marinha e Ultramar durante o reinado de D. Maria I, para dirigir a Tipografia e Tipoplastia Arco do Cego, casa literária especialmente montada para promover o desenvolvimento das artes e indústrias portuguesas, reunindo retores (mestres em retórica), tradutores, poetas, geômetras, matemáticos, engenheiros, botânicos, artistas-gravadores, e para a publicação de aproximadamente 83 títulos, oitenta e três joias editoriais, nos seus 28 meses de existência (1799-1801).
Serviço:
"Frei Veloso e a Tipografia do Arco do Cego"
Palestra do professor Luiz Armando Bagolin, do IEB-USP
2 de junho, quinta, 19h
Biblioteca Latino-americana Victor Civita.
Entrada franca.

Nenhum comentário: