Aulas em espaço da Secretaria de Estado de Cultura começam já em janeiro
Escola oferece opções de cursos práticos e teóricos (Crédito: Divulgação)
No dia 8 de janeiro, por exemplo, tem início Introdução ao Desenho, com Fred Carvalho. A oficina, para iniciantes e iniciados, apresentará os procedimentos básicos do desenho. A partir do dia 9, há outro curso indicado para iniciantes: Desenho contemporâneo: produção de sentido e narratividade, do artista e professor Orlando Mollica. Nesta oficina, os alunos vão aprender a desenvolver o imaginário no campo específico do desenho e, assim, organizar visualmente suas próprias ideias. Serão realizados exercícios de observação e explanações teóricas baseadas na história da arte, intercalados com dinâmicas de trabalho coletivo, onde serão utilizados materiais como carvão, guache, acrílica, óleo e outros. O curso, constituído de módulos de um semestre cada, vai tratar o desenho além da atividade puramente gráfica, para compreendê-lo na prática dos exercícios dados em aula.
Para aqueles que desejam entender melhor a situação da arte no mundo de hoje, com fundamentos conceituais mais consistentes, a dica é No contemporâneo – leituras (ciclo 1), ministrado por Paulo Sergio Duarte. Mas há também curso para quem gosta de desenho e escultura, como Exercícios da figura humana: 2D e 3D, oferecido por Manoel Fernandes, a partir de 14 de janeiro, e que alterna as duas linguagens. Neste workshop, os interessados são estimulados à experimentação e às diversas possibilidades da representação da figura humana. Através da observação do modelo vivo, objetiva-se trabalhar o desenho e a escultura, a partir de exercícios que alternam o fazer no plano e no espaço.
A EAV Parque Lage é referência nacional e possui uma consistente imagem no meio da arte. Além dos cursos, a instituição oferece uma intensa programação de exposições, cinema, palestras, entre outras atividades. Participa também de convênios e intercâmbios com a École de Beaux Arts, tanto a de Paris quanto a de Le Mans, com a Academia de Viena e com a Ecole dês Arts Decoratifs de Paris, que permitem que alunos e professores da Escola participem de cursos e projetos de residência nas cidades europeias.
Colaboração de Bárbara Chataignier
Fonte: Secretaria de Estado da Cultura – Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário