concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Capital: São Paulo e seu patrimônio arquitetônico - lançamento de livro

Capital: São Paulo e seu patrimônio arquitetônico
Publicação da Imprensa Oficial e da Secretaria de Estado da Cultura
reúne 153 imagens singulares do centro histórico

Lançamento
3 de dezembro | terça-feira | a partir da 19h30
MCB – Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano – São Paulo

A reedição de Capital: São Paulo e seu patrimônio arquitetônico, pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (Imesp), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, terá lançamento no próximo dia 3 de dezembro, a partir das 19h30, no Museu da Casa Brasileira.  
São 276 páginas com imagens de edifícios do centro histórico paulistano registradas pela lente de Juan Esteves, com referências iconográficas no final do livro.  A curadoria é de Antonio Carlos Abdalla e o trabalho de pesquisa de Denise Lorch.
Filho, neto e bisneto de arquitetos, o fotógrafo Juan Esteves é consagrado retratista e paisagista. Seus trabalhos estão nas principais coleções brasileiras públicas e privadas, como Museu de Arte de São Paulo, Museu de Arte Moderna, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Brasileira da FAAP, Itaú Cultural, entre outros, inclusive no exterior, no Musée D’ Elisée (Suíça) . Já expôs suas fotografias em cerca de 200 mostras individuais e coletivas em países como Holanda, Alemanha, Estados Unidos, França e Japão. Tem imagens publicadas em diferentes países como Dinamarca, Inglaterra, Espanha, Itália, China, Japão, entre outros, em mais de 300 livros e revistas. É autor dos livros 55 Portraits (2000), São Paulo en Mouvement (2005), Presença-Presence (2006), Capital, São Paulo e seu patrimônio arquitetônico (2010) e Jardim Botânico de São Paulo (2012).
Foi fotojornalista e editor de fotografia da Folha de S. Paulo onde escreveu para os cadernos Ilustrada e Informática. É articulista da revista Fotografe Melhor e colaborador de textos para editoras e revistas como Gustavo Gili, Cosac Naify, Revista Select e Santa Art Magazine. Foi premiado com Menção Honrosa no Premier Print Awards/Prints Industries of America (EUA) pelo seu trabalho como editor e Prêmio Melhor Portrait, Melhor da Fotografia Six Pix/ Clix 2008/2009. “O roteiro de Capital tem muito de autoral. O uso do preto e branco remove a temporalidade dos edifícios, tornando-os mais palpáveis em suas nuanças, em suas tonalidades, e principalmente nas suas belíssimas geometrias que beiram o dramático em sua acepção mais ampla. A remoção dos ruídos, que impedem a visão clara, os tornou definitivamente mais legíveis, e, em certos casos, renovados em seu resplendor original”.
O pesquisador Antonio Carlos Abdalla é curador de mostras de arte com recordes de público, como Tarsila Amaral - Percurso Afetivo no MON (Curitiba) e CCBB (RJ) e a exposição antológica Gisela Eichbaum – Canções Sem Palavras, ora em cartaz na Galeria Berenice Arvani. “Mostrando construções ligadas à fundação da cidade (via de regra igrejas, compreensivelmente mais fáceis de serem preservadas), algumas poucas moradias da elite, exemplos do início da verticalização, da arquitetura bancária (muito interessante), dos grandes edifícios comerciais, residenciais e oficiais e passando por toda uma gama de estilos, as fotografias do presente trabalho vão surpreender”.
“Colocado em evidência no magistral registro de Juan Esteves, o patrimônio arquitetônico de São Paulo pode aqui ser apreciado nos detalhes que acabam por ficar invisíveis em meio à agitação cotidiana da metrópole. Ao dar merecida visibilidade aos edifícios retratados, esta publicação ajuda a sensibilizar para a necessidade de preservação desse patrimônio, uma importantíssima e difícil tarefa,que precisa envolver toda a sociedade”, citou o secretário de Estado da Cultura, Marcelo Araujo.
Segundo o diretor-presidente da Imesp, Marcos Monteiro, o livro, visão perfeita e acabada do conceito Cidade Limpa, tem valor permanente. Tal conceito, embora integralmente aprovado pelo paulistano, acha-se ainda, nos estágios iniciais de sua concretização. “Este trabalho constitui importante documento que auxiliará gerações futuras nas modificações necessárias para salvaguardar a história de São Paulo, respeitando sua exemplar convivência cultural e equiparando-a a qualquer outra cidade do mundo que se orgulhe de ter e de conservar um patrimônio público respeitável e respeitado”, relatou Monteiro.  
A nova edição foi revisada e acrescida de novos dados de pesquisa, além de incorporar alterações bem-vindas em algumas imagens e sua diagramação. “Integra a missão da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo de valorizar e preservar a cultura paulistana”.

Capital: São Paulo e seu patrimônio arquitetônico
Fotografias:
Juan Esteves

Organização:
Antonio Carlos Abdalla

Pesquisa:
Denise Machado Lorch

Coedição: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura
276 páginas
Formato: 23 x 23 cm
Preço de capa: R$ 70,00

Estará disponível para vendas no endereço www.livraria.imprensaoficial.com.br e na loja da editora

Nenhum comentário: