A Zipper Galeria apresenta a partir de 13 de maio de 2014, às 19h, a exposição
Era Uma Vez..., do artista
Marcelo Tinoco. A mostra, com texto do curador Ricardo Resende, é composta por uma série de fotografias que juntam histórias para narrar o tempo.
Marcelo Tinoco usa da manipulação digital de elementos plásticos e figurativos para explorar a fronteira entre o real e o ficcional. O seu processo artesanal de construir “quadro a quadro” poderia definir sua técnica como “foto pintura-quadro”, experimentações que ampliam a noção de linguagem fotográfica.
Na nova série
1900, Belle Époque Rural, que fará parte da exposição na Zipper Galeria, o artista utiliza o tipo de luz dos impressionistas, o uso de muitas plantas e flores nas bordas das fotos como se emoldurassem a cena, fazendo referência ao estilo
Art Nouveau. Sua tese é que a inspiração para o estilo artístico deste movimento viria do campo, dos camponeses. Para afirmar sua teoria, busca as raízes do movimento valorizando o ambiente rural, o ambiente deste homem do campo. Marcelo Tinoco busca reconstituir o mundo visto em filmes como
Fanny & Alexander e Morangos Silvestres, do cineasta sueco Ingmar Bergman, que retratam com fidelidade a sociedade daquela época.
Para o curador Ricardo Resende, as obras de Tinoco criam sensações visuais que buscam destacar expressões e situações humanas, criando uma condição fotográfica que dialoga com nossa memória, com o nosso imaginário de tempos remotos somados à situações atuais.
Marcelo TinocoNasceu (1967) e reside em São Paulo. Formado em Artes Plásticas pela FAAP. Em seus trabalhos autorais, as paisagens, as personagens, as situações – primeiro documentadas em viagens, logo dissecadas e arquivadas em banco de dados – são submetidas a um exercício de reciclagem que resulta em imaginário nômade. Em cada imagem, a colagem de instantes decisivos e a aproximação de geografias até então díspares. Como exposições podemos citar: Individual
Fotorama, no Consulado Brasileiro de Frankfurt, Alemanha (2011), individual do
Projeto Nova Fotografia, no Museu da Imagem e do Som, MIS, São Paulo (2012), individual
Timeless, II Mostra do Programa de Fotografia do CCSP, São Paulo (2012/2013), participação na I Foto Bienal MASP / Pirelli, MASP, São Paulo (2013) e MON, Curitiba (2013/2014). Possui trabalhos nas seguintes coleções públicas: MASP, Museu de Arte de São Paulo, São Paulo, Brasil, Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt, Alemanha e MIS, Museu da Imagem e do Som, São Paulo, Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário