concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Workshop Máquinas Inúteis - Imaginários e Fabulações - Ateliê Aberto - Campinas - SP

Máquinas Inúteis - Imaginários e Fabulações
Projeto Código Aberto - Ateliê Aberto, patrocínio Petrobras
06 de outubro a 05 de dezembro
Workshop: 09 a 14 de outubro


Projeto de arte Código Aberto começa segunda (06) e propõe reflexão sobre Tecnologia

Workshop Máquinas Inúteis - Imaginários e Fabulações (09 a 14 de out.) conduzido pela dupla Flávia Regaldo e Aruan Mattos terá construções, conversas e debates coletivos



 Obras de Flávia Regaldo e Aruan Mattos: Barlavento; Desconcerto gambiólogos; Máquina de absorção; Máquina de levantar poeira


Os artistas Aruan Mattos e Flávia Regaldo (MG) são os convidados do Ateliê Aberto (Campinas) para o novo módulo do projeto Código Aberto, que vai de 06 de outubro a 5 de dezembro, com patrocínio da Petrobras. Máquinas Inúteis - Imaginários e Fabulações abordará a temática Tecnologia e se baseia em construções, conversas e debates coletivos. Todo o processo de criação e produção será aberto e interativo com o público.  O trabalho da dupla de artistas propõe uma reflexão sobre os impactos da máquina na construção do real, nas transformações linguísticas e na arquitetura de imaginários e cotidianos, desengatilhando um processo de criação de maquinarias e ações que balançam a praticidade imediata da vida determinística.

O módulo Tecnologia tem início com residência dos artistas durante 15 dias em Campinas, período em que realizarão o workshop aberto e gratuito (09 a 14.10) e uma exposição inédita com intervenção específica na fachada do espaço (21 de outubro a 5 de dezembro). A abertura da exposição, dia 20 de outubro às 19h, conta a apresentação audiovisual do artista convidadoJOVEM PALEROSI (SP). Durante o período de visitação da exposição, Marcio Harum (SP), curador do Centro Cultural São Paulo, realiza a curadoria do CineCaverninha (31.10 e 01.11), uma seleção de vídeos que discute o tema do módulo e na qual o curador participa de uma conversa aberta com o público. Todas as atividades do módulo são gratuitas.


SERVIÇO:

Workshop – 09 a 14 de outubro
Máquinas Inúteis - Imaginários e Fabulações, com Flávia Regaldo e Aruan Mattos
Turma I: 14h - 16h
Turma II: 19h - 21h
Vagas: 10 por turma
Público: acima de 16 anos.
Proposta: A partir de referências e discussões tecnológicas, arqueológicas, imagéticas e artísticas, os inscritos participarão de um processo de concepção de máquinas inúteis, criação de ações imaginárias, levantamento de inutilidades populares e inutilização de espaços públicos. As invenções serão catalogadas em textos e imagens formando uma série imaginária – coleção fabulosa – que constará em um capítulo de um almanaque em processo dos artistas. A oficina faz parte de um processo de construção coletiva da exposição no Ateliê Aberto e se organiza em um ciclo de conversas e debates.

Exposição Máquinas Inúteis - Imaginários e Fabulações e Abertura Projeto Sonzeira – 20 de outubro a 05 de dezembro
Abertura: 20 de outubro, das 19 às 22 horas, com Projeto Sonzeira JOVEM PALEROSI (SP)
Período expositivo:  de 21 de outubro a 05 de dezembro
Visitação: de segunda a sexta, das 14 às 19 horas
Para agendamento em outros horários e dias: atendimento@atelieaberto.art.br

Cinecaverninha – 31 de outubro e 1 de novembro
Curadoria: Marcio Harum (SP)
Conversa aberta com o curador: 01 de novembro

Sobre Flávia Regaldo e Aruan Mattos (MG) - Aruan Mattos e Flavia Regaldo trabalham juntos desde 2009. Desenvolvem seus trabalhos principalmente em Belo Horizonte. Participaram de Residências Artísticas dentro e fora do Brasil, já realizaram exposições em Minas Gerais, São Paulo e Ceará e ganharam diversos prêmios e bolsas artísticas. Aruan Mattos é bacharel em Design Gráfico pela Universidade FUMEC e cursou Artes Plásticas na Escola Guignard – UEMG. Flavia Regaldo é formada em Comunicação e Mídia pela Universidade de Goldsmiths, Londres, com especialização prática em fotografia e produção de documentário.

Sobre o projeto Código Aberto -  É um programa de ocupação anual do Ateliê Aberto que busca investigar e expor os mecanismos e processos da produção e criação contemporânea. Partindo da triangulação, artista, público e contexto, o projeto procura investir em processos compartilhados, experimentais e transdisciplinares. Com atividades internas e externas, o programa se divide em quatro módulos: Cidade, Corpo, Tecnologia e Imaginário. Juntos, esses eixos formam uma rede dialógica que busca instaurar novas possibilidades de convívio.



Mais informações para a imprensa:
Awe Public Relations
Célia Santos
+55 19 9 9603 2294 / 11 3567 3507


Ateliê Aberto
+55 19 3251 7937 | 19 9 8244 0099
Rua Major Sólon, 911 - Cambuí
Campinas - SP - BR | CEP 13024-091

Imagem inline 2

Nenhum comentário: