BIENAL DE VENEZA APRESENTA SUA LISTA DE ARTISTAS PARTICIPANTES
Obcecada por retalhos e aviamentos, Sonia Gomes edifica suas obras sobre tecidos antigos, que são transformados e submetidos a bordados e torções se tornando esculturas de pano impregnadas de memória e significado. Seu trabalho vai levar o nome do Brasil à Bienal de Veneza, que acontece em maio.
Okwui Enzewor, diretor da próxima edição da Bienal de Veneza, anunciou recentemente mais detalhes sobre a programação do evento, que acontecerá entre os dias 9 de maio e 22 de novembro.
Sob o título "All the world's future", a Bienal reunirá 89 pavilhões nacionais, incluindo as recém-chegadas Grenada, Ilhas Mauritius, Moçambique e Seuchelles, enquanto Equador, Filipinas e Guatemala retornam após vários anos de ausência.
Na exposição principal, Veneza apresentará 136 artistas de 53 países diferentes, dos quais 88 participarão pela primeira vez. O grupo de artistas europeus é o maior, seguidos pelos artistas da América do Norte e Ásia. Artistas africanos também marcam uma presença importante, além do número recorde de sete artistas australianos. Sonia Gomes é a única artista brasileira da lista.
Paolo Baratta, presidente da bienal, disse que esta refletirá a "era da ansiedade" em que vivemos. "O mundo exibe hoje profundas divisões e feridas, pronunciadas desigualdades e incertezas face ao futuro. Apesar do grande progresso feito em conhecimento e tecnologia, estamos atualmente a negociar a "era da ansiedade". O nosso objetivo é estudar como as tensões do mundo exterior agem sobre a sensibilidade e as energias vitais e expressivas dos artistas, sobre os seus desejos e a sua "canção interior"."
Além de Sônia Gomes, outros quatro brasileiros estarão em Veneza: André Komatsu, Antonio Manuel e Berna Reale, no pavilhão brasileiro, e Tamar Guimarães, brasileira radicada em Copenhague, que terá uma obra no pavilhão belga.
Confira a lista completa dos artistas da exposição principal em nosso portal [clique aqui]
Com informações de Touch of Class, Artnews, The Art Newspaper e Artforum
Nenhum comentário:
Postar um comentário