concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

D.O.S. Barbara Kaplan e Mariano Dal Verme - POA _ RS

O programa de residências artísticas da galeria Península traz a Porto Alegre os artistas argentinos Bárbara Kaplan e Mariano Dal Verme. Uma das formas mais características de apoio e incentivo da produção artística no mundo contemporâneo, a residência artística é um espaço de trocas permanentes, de participação na cena artística local e uma forma de dinamização e circulação de informação e conhecimento. 


No início de abril de 2015, Buenos Aires parecia uma cidade deserta. Nesses últimos dias de calor, greve geral e feriado nacional encontrei acidentalmente os artistas Bárbara Kaplan e Mariano Dal Verme na entrada de um ateliê coletivo, localizado no bairro de Villa Crespo, bem em cima da galeria Document Art. Ao subir para visitar o espaço dos artistas, as obras expostas nas paredes do fundo prenderam de imediato a minha atenção, trabalhos de forte geometria, que me causaram uma perturbação ótica. Ao me aproximar, o que parecia desenho, era na verdade escultura. E o que parecia uma pintura concretista eram quadros de cera de abelhas com massa de modelar colorida. Obras sutis e delicadas que clamavam por uma aguda observação dos detalhes. Felizmente todos esses trabalhos pertenciam aos artistas e, bem abaixo e ao lado dessas obras, encontravam-se as mesas de trabalho de Mariano e Bárbara.

Juntos desde 2004, os artistas compartilham a vida doméstica e o ateliê. O rigor geométrico, os efeitos ópticos e o perfeccionismo formal são denominadores comuns na poética de cada um deles. Em 2007 realizaram em conjunto a instalação “Fiesta” no Centro Cultural da Espanha em Buenos Aires. A instalação, composta por luzes e música, mas sem convidados, celebrou a união civil do casal. E é aqui em Porto Alegre que pela primeira vez, eles realizarão uma exposição conjunta, uma exposição de dois. D.O.S., dois em espanhol, é também a sigla em inglês para Disk Operation System. Nas palavras de Bárbara Kaplan, “... queremos que a mostra seja vista como uma unidade, que haja relação entre as nossas obras individuais e com as instalações que produziremos ai em conjunto. Estamos totalmente abertos para que novas obras surjam durante a residência, afinal não é para isso que as residências artísticas existem? Algumas obras têm um tom irônico e esse é o clima que queremos para a exposição, e até por isso decidimos pelo título D.O.S., um sistema operacional obsoleto.”

Denis Rodriguez

 

D.O.S. 

BÁRBARA KAPLAN E MARIANO DAL VERME
CURADORIA DENIS RODRIGUEZ
VISITAÇÃO DE 18 DE NOVEMBRO DE 2015 A 5 DE MARÇO DE 2016.

Nenhum comentário: