Foto: Gleice Kelly Barbosa (Aluna participante do projeto)
Atividade encerra a primeira edição da iniciativa, que promoveu a familiarização dos jovens do Parque Vila Maria com a fotografia
O fotógrafo Daniel Kfouri e os 25 jovens do Parque Vila Maria, zona norte de São Paulo, que participaram do curso de introdução à fotografia oferecido pelo projeto Caminhos da Arte, da Aymberê Produções Artísticas, dão vida à exposição coletiva “Caminhos da Arte :: Fotografia - Edição Daniel Kfouri”. A mostra fica em cartaz na Casa de Cultura da Vila Guilherme – Casarão, entre 20 de maio e 1º de julho, com visitação de terça a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.
A exposição reúne imagens que revelam os olhares atentos dos jovens ao instante, aos movimentos, às linhas, às formas, às cores e à descoberta dos espaços e de seus habitantes (humanos ou não), com temas que variam entre o documental e o imaginado.
Os fotógrafos iniciantes exploraram vários elementos presentes nas obras dos artistas que estudaram ao longo do curso, como as cores intensas de Frida Kahlo; o desvirtuamento da escala dos objetos, os jogos com a geometria e o reflexo de Daniel Kfouri; as descobertas reais e surreais de Tuca Vieira; e a urbe geométrica, cheia de vazios, de Felipe Russo.
A ideia da mostra coletiva é retratar os contrastes de uma cidade improvável, que é ao mesmo tempo urbana e rural, animal e humana, banal e inesperada. As fotos foram captadas dentro da sede da Viação Cometa, empresa patrocinadora do projeto, nas ruas do Parque Vila Maria e no Parque Ibirapuera.
Ministrado por Patricia Marchesoni, Ricardo Rios e André Spinola e Castro, o curso contou com aulas práticas e expositivas, que aconteceram entre agosto e novembro de 2016, e tinham a missão de aproximar os jovens ao universo da fotografia.
Os alunos aprenderam a construir câmeras primitivas (pinhole) e técnicas de fotografia digital. Ainda durante o curso, Kfouri foi até a escola EMEF General Paulo Carneiro Thomaz Alves e conduziu uma conversa com os estudantes sobre suas obras e carreira, que terminou em uma saída fotográfica.
SOBRE O PROJETO CAMINHOS DA ARTE
Concebido pela Aymberê Produções Artísticas, o projeto Caminhos da Arte tem a proposta de aproximar a arte do cotidiano dos jovens e mostrar que a experiência sensorial e estética também pode ocorrer fora das galerias conceituais. A primeira edição contou com uma exibição individual do fotógrafo Daniel Kfouri, o curso de Introdução à Fotografia, visitas à exposições e uma atividade formação de professores.
SOBRE OS PARTICIPANTES
Daniel Kfouri - Artista Convidado
Nascido em fevereiro de 1975, Daniel Kfouri começou a fotografar em 2001, após trabalhar por seis anos como designer gráfico para revistas e sites. Como fotógrafo, trabalhou para revistas da Editora Abril, Folha de S. Paulo, The New York Times, agências de notícias internacionais e Nike Global. Vencedor de três prêmios internacionais de fotografia, 1º lugar no Grand Prix Photo Saint-Tropez 2016, na categoria Grand Prix Canon; além do 2º lugar no Picture oftheYearLatinAmerica 2011 e 3º lugar no World Press Photo 2010, ambos na categoria de esportes, teve seu trabalho exposto em diversas galerias e centros culturais do Brasil e exterior. Entre suas mostras individuais estão “Heróis” (2015), exposta na DOC Galeria, em São Paulo, e no Museu de Sant’Ana, durante o 5º Festival de Fotografia de Tiradentes, em Minas Gerais, e a exposição “Não Para” (2013), no Sesc Ceilândia, em Brasília. O esporte é tema recorrente em sua produção, tendo produzido uma série sobre o futebol de várzea. Porém, a temática do seu trabalho é mais ampla, podendo ser situada em uma zona de fronteira entre arte visual e vida social, pois se realiza em imersões de ordem documental, em caminhadas onde o olhar fotográfico do artista encontra sintonia com os acontecimentos do mundo. Mais informações em http://danielkfouri. photoshelter.com
Patricia Marchesoni Quillici – arte-educadora
Patrícia Marchesoni Quilici é graduada em Artes Plásticas e Educação Artística pela FAAP com pós-graduação em Curadoria e Educação em Museus pela USP. Há mais de dez anos no segmento de Arte, Cultura e Educação, já coordenou o Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil (exposições: “Impressionismo”, “Escher”, “Índia”, “Islã”, “Irmãos Campana”, “Antony Gormley”, entre outras) do Centro Cultural São Paulo e do Paço das Artes e atuou em bienais da Fundação Bienal de São Paulo. Já coordenou o Educativo de exposições no SESC Pompéia (“19º Festival SESC Videobrasil de Arte Contemporânea” e “Território Livre”), no SESC Belenzinho (“Índia: lado a lado”), no SESC São Carlos (“Ofício Luminoso – Fotografias de Luiz Braga”) e no SESC Piracicaba (“10ª Bienal de Naifs”) e trabalhou como professora de Artes. Escreveu publicações sobre exposições de Arte e fez uma série de cursos no Brasil e no exterior - como na Saint Martin College, de Londres. Atualmente desenvolve, em sua empresa, a PMQ Cultura e Desenvolvimento, atividades artístico-culturais para crianças, adultos, educadores e professores, bem como Projetos Educativos para Exposições. Presta serviços para diversas instituições culturais como a rede SESC, Itaú Cultural e outras.
André Spínola e Castro – fotógrafo, criador e professor da escola de fotografia Rever
Inicia sua formação em Jornalismo em 1989 na Universidade Federal Do Rio de Janeiro. Em 1991 decide-se pela fotografia e trabalha como assistente em um estúdio de fotografia comercial. Forma-se em Jornalismo pela UFRJ em julho de 1993 e muda-se para Santa Barbara, California, para cursar fotografia comercial no Brooks InstituteofPhotography. Retorna ao Brasil no início de 1996 e trabalha como freelancer no mercado publicitário carioca, além de ministrar aulas de fotografia na UFRJ. Ainda em 96 é convidado e estrutura o curso básico da escola de fotografia Foto In Cena, atualmente Atelie da Imagem. Em 1997 estrutura o curso básico e ministra as aulas da primeira turma do Curso Politécnico de Fotografia da Faculdade Estácio de Sá. Em Janeiro de 1998 muda-se para São Paulo para participar do Curso de Jornalismo em Revista da Editora Abril; e passa a atuar como freelancer para diversas publicações da Editora. Em outubro é contratado como fotógrafo do estúdio da agência de publicidade W/Brasil, onde permaneceu até dezembro de 2003. Em agosto de 2002 decide modificar o direcionamento de sua atuação profissional e monta com Luish Coelho a Rever – Estudos em Fotografia; além de retornar ao mercado editorial. Mais informações em https://reverfotografia. wordpress.com/sobre-a-rever/ os-professores/
Ricardo Rios – fotógrafo e professor de fotografia da escola Rever
Fotógrafo, Bacharel em Ciências Sociais/USP, Especialista em Fotografia/FAAP.Ensina fotografia desde 2003, com experiência no ensino superior, técnico e livre.Atualmente desenvolve um projeto de fotografia documental sobre Brasília-DF. Mais informações emhttps://reverfotografia. wordpress.com/sobre-a-rever/ os-professores/
SOBRE A AYMBERÊ PRODUÇÕES ARTÍSTICAS
O projeto Caminhos da Arte:: Fotografia – Edição Daniel Kfouri tem a realização de:
Patrocínio: Viação Cometa
Concepção e Produção: Aymberê Produções Artísticas
Direção de Produção: Patricia Souza CeschiConcepção e Produção: Aymberê Produções Artísticas
Produção executiva: Ivan Medeiros Masocatto
Obras: Daniel Kfouri
Curadoria: André Spínola e Castro, Daniel Kfouri, PatriciaMarchesoniQuilici, Patricia Souza Ceschi e Ricardo Rios
Incentivo Fiscal: Proac ICMS
Apoio: Instituto JCA, Cometa Social e Rever
Realização: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura
Apoio: Instituto JCA, Cometa Social e Rever
Realização: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura
SERVIÇO
Exposição “Caminhos da Arte :: Fotografia - Edição Daniel Kfouri”Quando: 20 de maio a 1º de julho
Abertura: 20 de maio, às 15h
Visitação: De terça a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 18h
Onde: Casa de Cultura da Vila Guilherme – Casarão – Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme, São Paulo
Entrada: Gratuita
Nenhum comentário:
Postar um comentário