Cartografia Central Golias
A exposição do artista Gustavo Prata inaugura dia 14 de abril na SUB Galeria, em São Paulo, com entrada gratuita
O artista paulistano Gustavo Prata convida o público para uma jornada pela evolução de crenças, mitos e símbolos de diversas sociedades, representados em obras surrealistas e de humor ácido. A mostra Crônicas de Papel, que será inaugurada dia 14 de abril, na SUB Galeria, em São Paulo, reúne 22 obras, sendo 19 delas inéditas, que vão desde assemblage, composição com objetos tridimensionais, até variações de técnicas de colagem. O caráter provocativo das criações visa fazer com que o público questione conceitos éticos e morais enraizados na cultura ocidental.
Por meio da criação de paisagens oníricas construídas em diversas camadas, Prata leva o observador a questionar mais profundamente a sociedade atual conforme adentra a sua obra. Nas obras, símbolos e mitos cultuados por séculos como modelos ideais convivem com ícones passageiros e figuras ordinárias da sociedade contemporânea. Imagens construídas para solidificar valores morais e éticos são satirizadas em contraste com artigos cotidianos, como luminosos de rua, bens de consumo e ídolos atuais. “Acredito que é importante buscar na história da humanidade, principalmente na mitologia, elementos que contribuem para a reflexão acerca de valores individuais e coletivos e como os adaptamos às diferentes épocas”, explica Prata.
Essa é a primeira exposição individual do artista que tem como característica um criticismo sarcástico percebido em diversas obras que embalam elementos banais ou provocativos em uma estética similar a da publicidade que cria o belo, o perfeito, o ideal. "As obras do Gustavo são como espelhos viajantes no tempo. Resgatam recortes e fragmentos de civilizações antigas e faz o público refletir sobre as peças e elementos da realidade atual. Seus universos são ironicamente democráticos e combinam conceitos de uma civilização milenar com ícones de uma cultura contemporânea quase descartável", diz Mariana Schwarz, curadora da mostra.
Serviço
Exposição Crônicas de Papel
SUB Galeria - Rua Padre Justino, 672 - Butantã - São Paulo (SP)
De quarta a domingo das 16h às 23h
Entrada gratuita
Contato: subgaleria.sp@gmail.c om
Sobre Gustavo Prata: Gustavo Prata, 31, estreia a oitava exposição da sua carreira, primeira individual. Por meio do estudo de mitos e rituais de diferentes culturas e épocas, até a cultura de massa, Prata se apropria de diferentes imagens e objetos para ressignificá-los e conceber uma mitologia contemporânea. Nascido e residindo em São Paulo, formou-se em Comunicação Social (ESPM – SP), fez pós-graduação em Design Gráfico (Miami Ad School – SP), cursou História da Arte (Enforex – Barcelona) e frequentou cursos livres de arte no Ateliê 397, Instituto Tomie Ohtake, Mube, RED Studios, entre outros.
Exposições anteriores:
2017
· Um Recorte da Fotografia Brasileira - Galeria de Pintura Brasileira - Curadoria Valu Oria
· Homo Faber - 2nd House - Curadoria Mariana Schwarz
2016
· Chez Moi - Curadoria Clotilde Roviralta
· Projeto 48 horas - Produção Intensiva (2a edição)
· Proces/sos Cri/ativos - Ex/periência - Ricardo Camargo Galeria/ Wesley Duke Lee Art Institute
2015
· Projeto 48 horas - Produção Intensiva (1a edição) - Sub Galeria
· Coisas de Menines - Curadoria Silvana Viestel
Sobre a SUB Galeria: SUB é um espaço destinado a abrigar e fomentar a produção de múltiplas linguagens artísticas e, ao mesmo tempo, estimular e construir espaço de convivência, trocas e interações entre artistas.
Fundado em 2014, o espaço de arte e cultura SUB vem desenvolvendo e apoiando diversos projetos artísticos como: exposições mensais, oficinas, intercâmbios, residências, imersões, feiras de arte, entre outras experiências multidisciplinares que buscam explorar novas linguagens contemporâneas e projetos inovadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário