Mostras ficarão em quatro estações e fazem parte da programação
do Experimenta Portugal ’18; cinema é um dos temas
A Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo ganhará um toque português no próximo mês. Entre os dias 1º e 29 de junho, quatro estações da linha operada pela ViaQuatro ganharão exposições sobre Portugal. A ação faz parte do Experimenta Portugal ’18, iniciativa do Consulado Geral de Portugal em São Paulo para promover o intercâmbio cultural com o Brasil.
A estação Luz receberá, na área transferência, a exposição Potencial Econômico da Língua Portuguesa, que aborda a quarta língua mais falada do planeta como importante ponto de ligação entre 250 milhões de pessoas, ou seja, 3,7% da população mundial.
Na estação Paulista, o mezanino receberá a mostra Construtores do Brasil recorda o período das grandes navegações, com elementos que remetam à descoberta do Brasil e ao legado cultural lusitano.
A estação Fradique Coutinho traz uma mostra sobre um dos símbolos de Portugal: o azulejo. A exposição Azulejo Português: Diálogos Contemporâneos traz as origens e reflete o encontro de culturas e civilizações que ultrapassam o espaço geográfico de Portugal, incorporando, inclusive, novidades trazidas do Brasil.
Por fim, a estação Faria Lima recebe a exposição Cinema Português, que resgata os mais de cem anos da produção cinematográfica lusa, desde a era do cinema mudo até os diretores contemporâneos como Pedro Costa, Miguel Gomes, João Pedro Rodrigues, Teresa Villaverde, entre outros.
Sobre o Experimenta Portugal ’18:
Em sua quarta edição, o Experimenta Portugal oferecerá um extenso calendário de eventos durante os meses de maio, junho e julho deste ano, recheado das mais diversas expressões e criações artísticas, musicais e culturais, em diferentes espaços e equipamentos culturais ícones da cidade de São Paulo, ilustrando o momento único de conexão e colaboração que São Paulo/Brasil e Portugal estão hoje a viver.
Sobre a ViaQuatro:
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário