concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 15 de julho de 2021

exposição “Corações Prensados” - Jeanete Musatti

 

Jeanete Musatti na Bolsa de Arte, São Paulo

_
Galeria Bolsa de Arte

Mourato Coelho, 790 - Vila Madalena


São Paulo / São Paulo / Brasil


55-11-3097-9673


saopaulo@bolsadearte.com.br


www.bolsadearte.com.br

horários

_
Segunda a sexta, 10-19h ; sábados, 11-17h


Jeanete Musatti apresenta “Corações Prensados”, sua nova exposição na Bolsa de Arte: Caixas de mantimentos encontradas em supermercados simbolizam sentimentos e emoções vividos pela artista durante enclausuramento

A Galeria Bolsa de Arte tem o prazer de apresentar, a partir de 14 de julho, a exposição “Corações Prensados”, de Jeanete Musatti. A artista apresenta dois conjuntos de trabalhos carregados de poética e simbolismos.

Assim como a maioria das pessoas, Jeanete teve que se adaptar aos tempos pandêmicos e se afastar do convívio social com a família, numa pequena cidade do interior. O enclausuramento fez com que a artista pudesse rever sua vida, suas memórias e sua coleção de objetos. O resultado é apresentado nesta nova exposição.

Enquanto esculturas e pequenos cenários são exibidos em suportes espalhados pela galeria, as paredes se destacam com a série “Corações Prensados”. Apresentadas em potes de guardar mantimentos, elaboradas composições de objetos guardados ao longo da vida da artista traduzem sentimentos, memórias e emoções vividos durante a pandemia.

Na obra “Inversão térmica planeta, 2020", a artista amassa uma reprodução do globo terrestre e encaixota numa de suas caixas de poliestireno. Esta e muitas obras em exibição simbolizam o aprisionamento forçado, o medo e a desilusão que o mundo vem passando desde o início da pandemia.

Objetos herdados da família, presentes de amigos, broches, colares, tecidos, miniaturas e até um colar de cristal que durante anos foi usado junto ao coração da artista agora se encontram prensados. Esses elementos aparentemente díspares, agora associados e resignificados, nos apontam para a imensidade do não dito, para os segredos que habitam as caixas das nossas memórias. “Trabalho tantos objetos recolhidos durante anos, até restos de enxoval de uma rainha quase desfeito no inconsciente coletivo, que tanto convivem com a estética que vem à tona, em forma de lembranças configuradas entre um caixa e outra.” escreveu a artista na apresentação desta mostra.

Artista de longa trajetória, Jeanete Musatti ocupa um lugar singular no cenário da arte contemporânea brasileira, sua obra é carregada de contexto autobiográfico. Tratando das memórias por meio de pequenos objetos, eles são resignificados para contextualizar o presente.

por Patricia Canetti 
fonte: Canal Contemporâneo

Nenhum comentário: