concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Oficinas artísticas marcam os últimos dias da I edição do festival Vibra

 

Oficinas artísticas marcam os últimos dias da I edição do festival Vibra


A I edição da Virada Inclusiva Brasileira, Vibra, será encerrada nesta terça-feira (7), mas até lá o público poderá acompanhar diversas atividades gratuitas e online, disponíveis no canal do festival no YouTube (https://bit.ly/3EmcZnP). Nestes últimos dois dias, as oficinas artísticas dominam a programação, com masterclass às 10h, 11h30 e 17h.  Com produção de Liliana Tavares, da Com Acessibilidade Comunicacional, e Germana Pereira, da Tangram Cultural, o Vibra é um festival que chega para fortalecer o protagonismo das pessoas com deficiência nas diversas linguagens artísticas. Assim, artistas surdos, cegos, com paralisia cerebral e com síndrome de Down farão parte ativamente da programação, não apenas como espectadores, mas como protagonistas

 

Nos últimos dois dias, às 10h, Kilma Coutinho (PE) ministra a oficina “Expressar em forma de desenho”, com uma turma na segunda-feira, e outra turma na terça.  A oficina tem como objetivo incentivar os participantes a perceber o desenho como forma de expressão e representação sobre o que vê, sente e imagina. Na atividade, a artista compartilha sua vivência na prática do desenho livre, dá noções de materiais, caminhos para criação, observação de obras e conversa sobre o desenho como canal de comunicação e expressão no contexto da criação artística na cultura surda.

 

Às 11h30, também nos dois dias, a arte-educadora Gabi Severien (PE) conduz, de forma lúdica, a oficina “Boneca Abayomi”. A masterclass começa com uma contação de história sobre a criadora da Boneca Abayomi, Lena Martins, e no final os participantes são convidados a confeccionarem a boneca de pano que foi apresentada na história. Ao vivo, a artista conversa sobre sua vivência no campo da contação de histórias educativas e tira dúvidas sobre como fazer a boneca.


Finalizando as oficinas, Felipe Monteiro (RJ) ministra, das 17h às 19h, a masterclass “Musicalização Acessível”. Na atividade, Felipe compartilha saberes, por meio de exemplos práticos, sobre como o processo de musicalização torna-se igualitário e possível para as pessoas com deficiência visual (cegas e com baixa visão) graças ao auxílio da audiodescrição. 


Para saber mais sobre a programação do Vibra, uma iniciativa financiada pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura-PE), do Governo de Pernambuco, criada para evidenciar a arte produzida por pessoas com deficiência e promover uma reflexão em torno da produção de uma arte por e para todos, acompanhe: @vibra.viradainclusivabr


Toda a programação assíncrona do Vibra conta com o auxílio das três acessibilidades, que são: audiodescrição, língua brasileira de sinais (Libra) e legenda para surdos e ensurdecidos (LSE).



 

Mais Vibra

Durante os últimos dias do evento, também ficam disponíveis no canal duas exposições fotográficas: ‘Um Outro Olhar’, da ONG Deficiente Eficiente, em parceria com a UNICAP e organizado por Renata Victor e Carolina Monteiro; e ‘Por Contato’, fruto do trabalho desenvolvido pelo grupo FotoLibras, que visa diminuir as barreiras comunicacionais entre surdos e ouvintes.

O público também poderá assistir às obras disponíveis na mostra audiovisual do festival, realizadas ou protagonizadas por pessoas com deficiência. Assim, os filmes da sessão ‘Assim Vivemos’ são: “Mona” (SP, 2018, 6 min), dirigido por Lucca Messer; “Meu nome é Daniel” (RJ, 2018, 83 min), com direção de Daniel Gonçalves; “O Artista e a Força do Pensamento” (SP, 2021, 94 min), com direção assinada por Elder Fraga.


Já na sessão ‘Prêmio Serviço de Acessibilidade VerOuvindo’, as obras pernambucanas: “EthxôNandudya (PE, 2021, 10 min), com direção coletiva; “Inabitável” (PE, 2020, 20 min), com Enock Carvalho e Matheus Farias na direção; e “Mini Miss” (PE, 2018, 15 min), de Rachel Daisy Ellis. A sessão ‘Viradinha’ apresenta a série completa “Bia Desenha”, pernambucana, com 13 episódios de 26 min cada. A direção é assinada por Kalor Pacheco e Neco Tabosa.



 

SERVIÇO: Vibra – Virada Inclusiva Brasileira

Quando: De 03 a 07 de dezembro de 2021

Como: Performances artísticas e bate-papos (sexta, sábado e domingo, iniciando às 10h, 15h, 18h e 20h; oficinas (segunda e terça, iniciando às 10h, 14h e 17h)

Onde: https://www.youtube.com/channel/UCHeqN91qRRwnY6kD1eCnYvg

Quanto: 100% gratuito

Acessibilidade: Tradução em Libras, audiodescrição e LSE nas atividades assíncronas.

Mais informações: @vibra.viradainclusivabr

A programação completa do Festival Vibra – Virada Inclusiva Brasileira está no link da bio do Instagram oficial do evento @vibra.viradainclusivabr



Nenhum comentário: