concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

exposição Caminho das Pedras - Mary Carmen Matias - Instituto Cervantes - SP

 

Envolvendo, 2022/Pedra Com Aço

A EXPOSIÇÃO “O CAMINHO DAS PEDRAS” TRAZ OBRAS DE MARY CARMEN MATIAS, NO INSTITUTO CERVANTES.

“Como forma de expressão, procuro superar o desafio entre a dureza e a rigidez dos materiais, e meu desejo de transmitir sensibilidade e leveza”.

Mary Carmen Matias

No dia 6 de dezembro, às 18hs será inaugurada, no Instituto Cervantes (Avenida Paulista, 2439) a exposição “O Caminho das Pedras”, de Mary Carmen Matias.

 

A mostra, que reúne 45 esculturas inéditas, tem a curadoria de Denise Mattar e produção cenográfica de Guilherme Isnard é gratuita e permanece até o dia 23/12, das 16h às 20h (de segunda a sexta) e aos sábados, das 10h às 14h.

 

Reconhecida por suas inúmeras esculturas ao utilizar materiais como metais e mármores e colecionando diversos prêmios, Mary Carmen Matias, durante a pandemia, descobriu o misterioso “mundo das pedras”.

 

“De repente, isolada em sua casa no campo, a artista se viu sem material, sem oficina e sem ferramentas. Foi um momento de introspecção, meditação e sintonia com a natureza, que a fez olhar à sua volta. À maneira Zen começou a observar as pedras que estavam em seu jardim. Pedras rudes, duras, opacas, entranhadas de terra, que a remeteram ao poema de Drummond. Sim, no seu caminho tinha uma pedra!!! E assim, com a sensibilidade aguçada pelo isolamento, Mary foi percebendo que elas tinham diferentes texturas, cores e formatos, e finalmente decidiu interferir nas pedras agregando metais, porém mantendo sua essência”define a curadora, Denise Mattar.

 

E assim, com a sensibilidade aguçada pelo isolamento, Mary foi percebendo que elas tinham diferentes texturas, cores e formatos, e finalmente decidiu interferir nas pedras agregando metais, porém respeitando a essência de cada uma delas.

 

E, respeitando as diferenças de cada pedra (algumas permitiram a presença do metal incrustado, outras não), nasceu a Exposição “O Caminho das Pedras”. “Foi uma jornada e uma experiência incrível conhecer as diferentes características de cada rocha e poder dar vida a cada uma delas”, declara Mary.

 

Esta nova etapa, agora iniciada, abre inúmeras possibilidades para Mary Carmen seguir inovando e surpreendendo. O mundo parou e permitiu ao ser humano reflexões sobre os seus caminhos e a importância do respeito pela natureza. Ao caminhar por ruas e trilhas devemos buscar a beleza que nos envolve. Para a artista, elementos, formatos, cores, porosidades e texturas são estímulos que mobilizam, motivam e a levam a criar e produzir.

 

SOBRE MARY CARMEN MATIAS:

Mary Carmen Matias (Astorga, Espanha). Escultora e pintora.

Site: https://marycarmenescultora.com.br/

No curso de escultura no Mackenzie, em 2005, Mary Carmen conhece o escultor Caciporé Torres, com quem aprende as primeiras técnicas de escultura e o uso das ferramentas e da solda. Neste momento, com incentivo de seu primeiro mestre, assume a escultura como uma forma de expressão de seus valores.

 

Com sólida formação nas áreas de Sociologia e História onde estudou em profundidade as civilizações e suas manifestações artísticas, Mary Carmen dá, em 2007, seus primeiros passos na arte, e transforma seu conhecimento teórico e conceitual em manifestação cultural e artística.

 

Como resultado dos estudos, participa de sua primeira exposição no Mackenzie. Em seguida, Mary Carmen aprofunda seus estudos na escultura com Angela Bassan (MUBE). Neste momento há uma forte identificação com a modelagem em argila, com o alumínio e o bronze, dando dá início ao trabalho com a fundição em bronze.

 

Assimila ainda referências das obras do escultor grego Nicolas Vlavianos em seus trabalhos, a partir de 2008.

Suas esculturas em metal e bronze têm um aspecto humanista, revelando temas como relações familiares, especialmente a maternidade. As formas humanas ganham destaque em sua primeira individual, Reflexões – Os Caminhos da Forma, em 2010, com curadoria de Jacob Klintowitz (1941), e podem ser vistas também em obras como Confissões (azul), de 2010, ou ainda em formas individuais como Mulher de Xale (2011).

A obra de Mary Carmen ganha também um aspecto de complementação entre materiais e curvas. Embora utilize matérias-primas sólidas como o metal e, mais tarde, incorpore o mármore, o peso é trabalhado de modo a criar leveza, por meio de formas orgânicas. Assim, o que parece conflituoso no dualismo solidez-leveza ganha um aspecto poético e harmonioso nas obras da artista, como em Envolvimento (2011), feita em aço, e em Geminados e Entrosamento, ambas de 2018, mesclando metal com mármore.

Paralelamente à produção de esculturas, a artista passa a explorar a pintura em 2015, tendo como suporte o alumínio, que, assim como recebe pinturas, também contribui para a composição das cores, como em Sem Título (2019) e Sem Título (2020). Seus trabalhos mantêm a exploração das linhas e do movimento na escultura através do desenho que realiza sobre o suporte, ao mesmo tempo que se distancia dessa produção ao ampliar a paleta de cores, extrapolando o aspecto monocromático do trabalho nas esculturas.

Em 2022, Jacob Klintowitz lançou o livro “Os Caminhos da Forma” – mais de 160 páginas dedicadas à trajetória da artista.

SOBRE DENISE MATTAR:

 

Denise Mattar é uma das mais premiadas curadoras da atualidade. Exerceu o cargo de diretora técnica de instituições culturais, como o Museu da Casa Brasileira (1985-1987), o Museu de Arte Moderna de São Paulo (1987-1989) e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1990-1997). Desde 1997, atua como curadora independente, tendo recebido ao longo dos anos quatro prêmios da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e dois prêmios ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte). Aceitou o convite de Mary Carmen Matias para este desafio de retratar o atual momento, com suas “pedras no caminho”.

 

SERVIÇO:

Exposição: O Caminho das Pedras

Período: de 06 a 23/12/2022

Local: Instituto Cervantes (Av. Paulista, 2439)

Entrada gratuita

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 16h às 20h e aos sábados, das 10h às 14h.

 

fonte

Maria Clara Moura e Flávia Miranda

Nenhum comentário: