concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Mostra Anual de Arte FAAP - SP

 

AMBIENTE DE INVESTIGAÇÃO E PROVOCAÇÃO ARTÍSTICA, ANUAL DE ARTE FAAP ABRE AO PÚBLICO NO DIA 30 DE NOVEMBRO
 
Mostra já consagrou vários artistas e reúne trabalhos em diversos formatos
 
Uma das mais tradicionais mostras coletivas de arte contemporânea do circuito paulista, a Anual de Arte FAAP retoma as atividades após dois anos de interrupção provocada pela pandemia de Covid-19. Com abertura ao público prevista para 30 de novembro, a exposição reunirá, em sua 52ª edição, trabalhos em diferentes linguagens, como pinturas, desenhos, vídeos, videoperformances, gravuras, fotografias, publicações, entre outros.
 
As obras foram desenvolvidas por estudantes do Centro Universitário FAAP, que participaram do processo de seleção que considerou, entre vários critérios, a potencialidade dos trabalhos, as referências utilizadas, além da ampliação e superação desses referenciais.
 
O coordenador dos cursos de Artes Visuais da FAAP e integrante da Comissão Organizadora, professor Marcos Moraes, explica que “a iniciativa tem como objetivo ser um espaço de reflexão sobre os possíveis rumos da produção contemporânea, privilegiando a experimentação e o potencial criador dos artistas, sendo também um ambiente de investigação e de provocação artística.”
 
Dona de Tudo Isso 2020, de Maria Vitória Accorsi Rausch Souto


 
  O Domingo 2021, de Joana de Fátima Barreto

Para o professor e artista Thiago Honório, que integrou a comissão de seleção, a exposição é um espaço privilegiado para os estudantes apresentarem seus processos, pesquisas e obras em desenvolvimento. Segundo ele, o público poderá ver uma  variedade de linguagens, materiais e técnicas.
 
“Sem reduzir a uma discussão meramente temática, é possível dizer que muitas das produções que estarão na mostra refletem esse período de reclusão e de gravidade pelo qual passamos durante os dois últimos anos”, completa.
 
Visão também compartilhada pela artista e também professora, Aline van Langendonck, outra integrante da comissão de seleção. Para ela, os trabalhos trazem um caráter intimista, com uma intensa presença do universo particular dos estudantes. “Também é possível dizer que há uma presença massiva de mulheres nesta edição, além de uma diversidade de estudantes dos outros cursos da FAAP, além dos cursos de Artes Visuais”,  destaca.
 
A exposição contará com outra sala na qual serão exibidos trabalhos de artistas formados pela FAAP nos dois últimos anos e que não puderam participar devido à interrupção decorrente da pandemia. Nesse espaço, serão apresentadas seis obras selecionadas.
 
obra de Rafaela dos Santos Gimenez
 
Artista Convidada
 
Como ocorre nas edições da Anual de Arte FAAP, desde 2012, há uma sala especial dedicada aos artistas que estiveram na Residência Artística FAAP – Paris, no período anterior ao da mostra. O Programa de residência da FAAP seleciona todo semestre estudantes, artistas formados pela instituição ou professores para ocupar o estúdio 1422, que a instituição mantém desde 1997 na Cité Internationale des Arts, uma residência internacional localizada às margens do Rio Sena.
 
Nesta edição, a mostra contará com a participação da artista Giulia Bianchi, que vai apresentar uma seleção das pinturas realizadas, além de material documental do processo desenvolvido durante sua estada de seis meses na Residência, onde deu continuidade às suas pesquisas para o projeto de pinturas Festin de Peintures.
 
Formada em Artes Visuais pela FAAP, Giulia estudou pintura com o artista Paulo Whitaker e trabalhou com Henrique Oliveira. Fez parte do workshop intensivo em desenho Procedência & Propriedade, ministrado por Charles Watson, e integrou o grupo de estudos do artista Thiago Honório e da curadora Ana Paula Cohen. Atualmente, por meio de desenho, instalação e pintura, investiga o que ela identifica como “elementos que podem ser considerados naturais, que se encontram na natureza”, além do interesse pelo que ela entende ser a “pele do mundo”. A artista também dialoga com referências da história e do mundo contemporâneo, a partir dos gêneros tradicionais da pintura.
Revelando talentos
Em sua condição de uma das mais duradouras exposições de arte contemporânea da cidade de São Paulo FAAP, a Anual de Arte FAAP, ao longo de suas edições, já consagrou diversos nomes. Entre eles, estão André Komatsu, Flavia Junqueira, Graziela Kunsch, Guilherme Peters, Lia Chaia, Marcela Tiboni, Marcelo Cidade, Marcius Galan, Mariana Palma, Marina Rheingantz, Maurício Ianês, Mauro Piva, Monica Nador, Rafael Assef, Rodolpho Parigi, entre outros.
 
52 Anual de Arte FAAP
Abertura: 29 de novembro, a partir das 20h
Período de visitação: de 30 de novembro a 12 de fevereiro de 2023
Horário:
Segundas, quartas, quintas e sextas das 10h às 18h – última entrada às 17h30.
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h – última entrada às 17h30.
Fechado todas as terças-feiras, mesmo quando feriado.
Endereço: R. Alagoas, 903 – Higienópolis - SP
Informações: (11) 3662-7198
Entrada: Gratuita
@mabfaap
 
Artista Convidada
Giulia Bianchi
 
Estudantes
Ana Lucia Oliveira Guimarães
Ana Mae Kawakami
Ana Pacheco Gavião
Beatriz Freitas Fernandes Távora Filgueiras
Bruno Romi
Carolina Basile
Fernanda Bittencourt Tavares
Fernanda Mie Kimura
Isabela Garcia Malheiro
Isabella Lescure Argyridis
Joana De Fatima Barreto
Juliana Fernandes Berto
Latife Hasbani
Leticia Morgan Gentil
Lev Preiori Serodio Conehero
Luisa Cal Burza
Luiza Cora Buso
Manuela Julian Gontijo Alves Pinto
Maria Eduarda Eorendjian Torrente
Maria Tereza Thomaz Bomfim
Maria Vitória Accorsi Rausch Souto
Raquel Liberman Lopes Da Silva
Tarsila Freire D´ Abronzo
Tito Gustav Sobieski Tafner
Tomás Martos Hernandez
 
Artistas formados pela FAAP
Alice Lobato de Souza
Lara Zanetta Brenner
Liliana Monetta Leme Siqueira
Maria Julia Barbarini dal Santo
Rafaela dos Santos Gimenez

 

Sobre o Centro Universitário FAAP
Com 75 anos de excelência, cultura e inovação, o Centro Universitário FAAP é uma das mais tradicionais instituições de educação do Brasil, com Ensino Médio, Graduação, Pós-graduação, cursos livres e de extensão. A instituição também oferece programas de idiomas, intercâmbio e eventos que complementam a formação do estudante, tanto na área dos negócios como das criatividades. A FAAP está presente em São Paulo, Ribeirão Preto e Brasília.

 

fonte: FAAP / OBOÉ COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

Nenhum comentário: