http://www.esculturasurbanas.com.br/site/
Edital Esculturas Urbanas
As inscrições para o edital Esculturas Urbanas estão abertas até 31/03/11. Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação em artes, arquitetura e design de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser no site www.esculturasurbanas.com.br.
O edital fomentará a criação de 15 esculturas ou obras tridimensionais elaboradas com materiais provenientes da reciclagem de embalagens Longa Vida da Tetra Pak. Os projetos selecionados serão expostos na Praça Victor Civita, em São Paulo.
O edital é patrocinado pela Tetra Pak e tem como objetivo estimular o público a refletir sobre o tema da sustentabilidade e responsabilidade social dentro do contexto urbano.
O edital fomentará a criação de 15 esculturas ou obras tridimensionais elaboradas com materiais provenientes da reciclagem de embalagens Longa Vida da Tetra Pak. Os projetos selecionados serão expostos na Praça Victor Civita, em São Paulo.
O edital é patrocinado pela Tetra Pak e tem como objetivo estimular o público a refletir sobre o tema da sustentabilidade e responsabilidade social dentro do contexto urbano.
Confira o edital completo:
I. Objeto
Com o objetivo de fomentar a reflexão e a produção artística contemporânea no Brasil e torná-la acessível ao público, a Tetra Pak comunica a abertura das inscrições do edital Esculturas Urbanas. O referido edital receberá inscrições para a proposição de projetos de esculturas ou obras tridimensionais que apresentem a preocupação com a sustentabilidade por meio do uso de materiais provenientes da reciclagem de embalagens Longa Vida da Tetra Pak na produção das obras. Uma comissão de seleção fará a escolha de quinze (15) projetos a serem executados e expostos na Praça Victor Civita, localizada no bairro de Pinheiros, na cidade de São Paulo.
O projeto tem abrangência nacional e é voltado a estudantes de cursos de graduação (a partir do segundo ano letivo) e pós-graduação nas áreas de artes plásticas e visuais, arquitetura e design gráfico e industrial.
Por meio deste edital, a Tetra Pak, com o apoio da Lei Rouanet, visa a incentivar reflexões sobre a temática da sustentabilidade e seus desdobramentos na produção artística brasileira.
Com o edital Esculturas Urbanas, a Tetra Pak e a Praça Victor Civita selam uma parceria para viabilizar esse projeto direcionado ao fomento da produção nacional de jovens artistas em formação.
A Base7 Projetos Culturais, proponente do projeto, é responsável pela coordenação do processo de classificação e seleção do edital Esculturas Urbanas, bem como pela produção, organização e montagem da exposição.
II. Participação
Estão aptos a apresentar projetos estudantes brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros legalmente residentes no Brasil, maiores de 18 anos, regularmente matriculados e que estejam cursando a graduação (a partir do segundo ano letivo) ou a pós-graduação nas áreas de artes plásticas e visuais, arquitetura e design gráfico e industrial em instituições de ensino superior devidamente reconhecidas pelo Ministério da Educação, localizadas dentro do território brasileiro. Esses participantes não podem ter realizado mais do que duas (2) exposições individuais em galerias comerciais.
É vetada a participação de funcionários da Tetra Pak e de membros da coordenação do processo do edital e da comissão de seleção.
III. Inscrições
A inscrição é gratuita e poderá ser feita no período de 10 de dezembro de 2010 a 31 de março de 2011, mediante o preenchimento on-line da ficha de inscrição, disponível no site do edital: www.esculturasurbanas.com.br.
A inscrição deverá ser acompanhada dos documentos relacionados no item III.c. do presente edital.
• a. Cada participante poderá propor apenas um projeto.
• b. Somente serão analisados projetos que contemplem o uso dos materiais reciclados descritos no item XI. Disposições finais do presente edital.
• c. Requerimentos para a inscrição:
o i. ficha de inscrição preenchida;
o ii. envio dos anexos relacionados a seguir:
1. currículo detalhado (nome completo, nome adotado, endereço§ completo, telefone, fax, e-mail, formação acadêmica e complementar, principais participações em exposições e prêmios, se houver);
2. cópia de atestado de§ matrícula em curso de graduação ou pós-graduação nas áreas de artes plásticas e visuais, arquitetura e design gráfico e industrial em instituições de ensino superior localizadas dentro do território brasileiro e reconhecidas pelo Ministério da Educação;
3. cópia simples e legível da cédula de§ identidade;
4. para candidatos estrangeiros, cópia simples e legível do§ Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) ou passaporte e visto de entrada no país;
5. portfolio formatado em .pdf em um único arquivo contendo: entre§ quatro (4) e oito (8) imagens de trabalhos desenvolvidos anteriormente pelo inscrito, inclusive produção acadêmica; cópias de folderes, catálogos e artigos críticos publicados em jornais e periódicos sobre a produção do estudante, quando houver;
6. anteprojeto para a produção de uma escultura ou obra§ tridimensional contendo:
- identificação do anteprojeto;§
-§ especificações conceituais;
- memorial descritivo completo – técnicas,§ dimensões, detalhamento do uso dos materiais reciclados de embalagem Longa Vida da Tetra Pak – necessário ao processo de análise e possível execução da obra;
- documentação visual do projeto (croquis, desenhos, imagens, fotos) que§ explique a proposta, com mais de um ponto de vista, bem como a enumeração dos materiais envolvidos, indicando no projeto onde se localizam os materiais empregados. Deverão ser encaminhadas no máximo cinco (5) plantas no formato até A3 e/ou imagens (resolução mínima de 300 DPIs) do projeto apresentado (maquete digital contará como imagem). Todos os arquivos digitais deverão ser compatíveis com o sistema operacional Windows XP (com extensões .doc, .jpg, .pdf, .xls, .ppt ou .rtf). O total dos arquivos enviados não pode ultrapassar 10 MB;
-§ visibilidade na escala urbana com volume entre 6 e 8 metros cúbicos;
Toda e qualquer criação intelectual de terceiros, como softwares, fotografias, textos etc., que venha a ser utilizada pelo inscrito na execução de sua peça deverá estar devidamente autorizada;
o iii. estar de acordo com as condições descritas no presente edital. Obs.: esta cláusula deverá ser feita ao término do preenchimento da ficha de inscrição disponível no site.
• d. Os participantes obterão o comprovante de inscrição ao fim do preenchimento de todos os formulários. O estudante deverá clicar no botão “finalizar” para gerar o número do comprovante de inscrição.
• e. Os participantes que não provarem seu vínculo de matrícula com a instituição de ensino terão sua inscrição anulada.
• f. As propostas que não estiverem de acordo com as exigências deste regulamento serão desclassificadas e não farão parte da seleção. Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta.
IV. Comissão de seleção
Uma comissão de seleção formada por cinco (5) especialistas nas áreas compreendidas pelo edital será responsável pela seleção dos projetos. Os nomes dos integrantes da comissão serão divulgados após o término da primeira etapa de seleção, juntamente com o comunicado dos projetos pré-selecionados.
As decisões e a seleção de projetos pela comissão julgadora serão soberanas, irrevogáveis e irrecorríveis.
V. Classificação e seleção de projetos
Serão objetos de análise os projetos de criação e de produção de uma escultura ou obra tridimensional, com visibilidade na escala urbana, a serem executados especialmente para o espaço da Praça Victor Civita, localizada no bairro de Pinheiros, na cidade de São Paulo. O formato da peça final é livre, desde que ocupe um volume entre 6 e 8 metros cúbicos.
Deverão ser utilizados como principais elementos no processo de constituição da obra os materiais provenientes de reciclagem das embalagens Longa Vida da Tetra Pak, conforme item XI. Disposições finais: mantas de papel reciclado, papel 100% reciclado, plástico e alumínio pós-desagregação, pellets de plástico e alumínio, placas de plástico e alumínio, telhas de plástico e alumínio. Esses materiais serão fornecidos pela Tetra Pak aos autores dos quinze (15) projetos finais selecionados para a produção dos trabalhos. Quaisquer outros materiais utilizados deverão ser complementares ou de estrutura. Todos os materiais envolvidos na produção da obra deverão resistir à ação do tempo, considerando que serão implantados em um parque ao ar livre, em local público. A estrutura, bem como os materiais a serem utilizados na construção da peça, deverá atender às necessidades do projeto e ao mesmo tempo garantir a segurança do público.
O processo de seleção terá duas etapas:
PRIMEIRA ETAPA: pré-seleção e classificação
A etapa de pré-seleção e classificação compreenderá a análise dos dossiês e dos anteprojetos das esculturas ou obras tridimensionais enviados para a comissão de seleção. Dentre os inscritos, serão pré-selecionados 30 anteprojetos (classificados por ordem de seleção) para a participação na segunda etapa.
Os 30 participantes pré-selecionados nesta fase serão notificados oficialmente e o resultado estará disponível no site www.esculturasurbanas.com.br, a partir do dia 12 de abril.
SEGUNDA ETAPA: seleção final
Inicialmente, serão convocados os quinze (15) primeiros anteprojetos classificados na etapa anterior para o desenvolvimento dos respectivos projetos executivos com detalhamento técnico, a serem analisados e julgados pela comissão de seleção.
Os autores dos quinze (15) primeiros projetos pré-selecionados receberão o valor bruto de R$ 1.000 (hum mil reais) como ajuda de custo para o desenvolvimento do projeto executivo – confecção de desenhos técnicos, maquetes virtuais e/ou desenhos 3D. Esse valor será pago à vista, mediante apresentação de nota fiscal ou recibo, deduzidos os impostos devidos na forma da legislação vigente.
Observa-se que, caso algum(ns) dos projetos executivos enviados nessa etapa seja(m) julgado(s) inviável(is) pelos integrantes da comissão para sua execução, serão convocados os autores dos projetos seguintes, conforme a classificação da pré-seleção existente, até que se atinja o número total de quinze (15) projetos selecionados para execução.
Os convocados para a segunda etapa deverão enviar, conforme datas descritas no item XI. Disposições finais 3. Cronograma, os seguintes documentos:
• i. desenhos técnicos detalhados e, a critério do autor, desenhos em 3D e/ou maquetes virtuais;
• ii. máximo de dez (10) plantas ou imagens (resolução mínima de 300 DPIs) do projeto apresentado (maquete digital contará como imagem). Obs.: os arquivos digitais devem ser compatíveis com o sistema operacional Windows XP (extensões .jpg, .pdf, .ppt ou .dwg);
• iii. descrição do sistema de montagem, necessidades técnicas e operacionais. Obs.: os arquivos digitais devem ser compatíveis com o sistema operacional Windows XP (extensões .doc, .pdf, .xls ou .rtf);
• v. propostas que impliquem a cessão de direitos autorais de terceiros deverão ser acompanhadas da respectiva autorização de quem os detenha. Tal autorização se estende à própria apresentação da proposta e a sua veiculação na imprensa ou em materiais e meios de divulgação;
• vi. previsão orçamentária da obra. Obs.: os custos de produção e implantação da obra não devem exceder o limite de R$ 13.000 (treze mil reais) brutos;
• vii. cronograma de execução da obra, considerando que a duração máxima de produção da obra é de vinte (20) dias corridos.
O resultado da seleção final será formalmente comunicado aos selecionados e divulgado no site: www.esculturasurbanas.com.br, a partir do dia 7 de junho de 2011.
Aos quinze (15) estudantes selecionados será disponibilizado o valor bruto de R$ 13.000 (treze mil reais) para produção e implantação das obras. O valor será gerenciado pela Base7 Projetos Culturais, conforme descrito no item VII. Produção das obras do presente edital.
A produção das obras deverá ocorrer no período entre 20 de junho e 18 de julho de 2011.
VI. Critérios de seleção
A comissão de seleção examinará os dossiês dos inscritos e analisará os anteprojetos e projetos executivos enviados tendo os seguintes critérios como diretrizes gerais:
• uso criativo e visibilidade dos materiais reciclados;
• qualidade dos projetos apresentados;
• solução plástica;
• incorporação dos conceitos-chave no projeto;
• ineditismo;
• contemporaneidade;
• viabilidade de execução e custos.
A comissão de seleção poderá estabelecer critérios específicos de avaliação dos projetos a partir dessas diretrizes gerais.
VII. Produção das obras
Cada um dos quinze (15) estudantes selecionados pela comissão é responsável pela produção de sua obra e receberá a título de honorários o valor bruto de R$ 3.000 (três mil reais) pela criação da escultura ou obra tridimensional mediante assinatura de contrato e emissão de nota fiscal ou recibo, deduzidos os impostos devidos na forma da legislação vigente.
Para a produção das obras, o estudante selecionado terá a sua disposição, além do material a ser fornecido pela Tetra Pak, conforme item V. Seleção de projetos, uma verba de até R$ 13.000 (treze mil reais) brutos, além dos R$ 1.000 (hum mil reais) de ajuda de custo para o desenvolvimento do projeto executivo, a ser paga diretamente ao fornecedor ou em forma de reembolso ao estudante, mediante apresentação de comprovante de despesa. Não serão reembolsados valores que ultrapassem esse montante.
A produção das obras ocorrerá em São Paulo em local a ser disponibilizado pela Tetra Pak e a ser comunicado aos estudantes selecionados.
Aos estudantes que não residem em São Paulo, nas ocasiões em que sua vinda a esta cidade seja necessária ao desenvolvimento do projeto, serão oferecidos no máximo dois (2) bilhetes aéreos de vinda e retorno a suas cidades, hospedagem e um perdiem no valor de R$ 120 (cento e vinte reais).
As informações de cronograma de produção e implantação, bem como orientações sobre a forma de pagamento e reembolso de despesas de produção, serão acordadas na ocasião da formalização do contrato com os estudantes selecionados.
VIII. A exposição
Serão expostos os quinze (15) projetos selecionados e executados. A exposição será realizada de 29 de julho a 25 de setembro de 2011 na Praça Victor Civita, localizada no bairro de Pinheiros, em São Paulo.
IX. Cerimônia oficial de abertura da exposição
A comissão julgadora atribuirá menção honrosa a três (3) projetos executados; de acordo com a classificação, esses serão contemplados com a seguinte menção:
• 1º lugar
• 2º lugar
• 3º lugar
Os mesmos terão destaque na publicação do edital Esculturas Urbanas.
As menções serão divulgadas durante a cerimônia oficial de abertura da exposição em 29 de julho de 2011. Os autores dos três projetos destacados se comprometerão a participar de entrevista e depoimentos e a ceder sua imagem e a de seu trabalho para a divulgação da segunda edição do prêmio no ano seguinte, caso houver.
X. Responsabilidades dos selecionados
Estar disponível para a realização do trabalho com carga horária e agenda acordadas em conjunto com a organização do edital.
Mencionar o crédito do edital Esculturas Urbanas em todas as peças e meios de divulgação da obra contemplada pelo projeto.
O preenchimento da ficha de inscrição implica na concordância plena das normas estabelecidas para a execução dos respectivos projetos e a realização da exposição. O estudante inscrito concorda em conceder à Tetra Pak e aos organizadores do edital o direito de uso da imagem dos projetos executados através do edital Esculturas Urbanas e com o envio de todas as informações necessárias para o bom andamento da execução dos projetos.
XI. Disposições finais
1. Materiais
O regulamento do presente edital estabelece que as obras propostas tenham obrigatoriamente materiais provenientes de embalagens Longa Vida da Tetra Pak como principais elementos da composição. Os demais materiais agregados podem ser de uso exclusivo estrutural – tais como aço, ferro, madeira e concreto – e para fins de acabamento – a exemplo de tinta, cola e verniz. Todos os materiais envolvidos na produção da obra deverão resistir a intempéries.
Obs.: amostras dos materiais reciclados de embalagem Longa Vida da Tetra Pak serão encaminhadas às instituições de ensino e disponibilizadas para a análise dos alunos interessados em participar deste edital.
2. Informações sobre os materiais provenientes da reciclagem de embalagens Longa Vida da Tetra Pak
As embalagens Longa Vida são compostas de 75% de papel, 20% de polietileno de baixa densidade e 5% de alumínio (em peso).
A reciclagem das embalagens Longa Vida pode ser dividida em duas fases:
PRIMEIRA FASE: reciclagem do papel – as embalagens Longa Vida pós-consumo são recolhidas através de iniciativas de coleta seletiva, que triam o material, enfardam e vendem para fábricas recicladoras de papel. Elas são responsáveis por separar o papel das camadas de plástico e alumínio, utilizando um equipamento chamado hidrapulper. O papel pode sair na forma de mantas para serem novamente desagregadas (originando, por exemplo, peças de polpa moldada) ou de bobinas, que posteriormente são convertidas em caixas de papelão ou cortadas para fins gráficos. O plástico e o alumínio separado são vendidos a outros recicladores.
SEGUNDA FASE: reciclagem do polietileno e do alumínio – existem três opções de processos de reciclagem para o polietileno e o alumínio (já sem o papel). Dois deles trabalham com os dois materiais juntos (placas e telhas e peletização) e o terceiro consegue separar termicamente o plástico do alumínio. Mais informações sobre esses processos estão disponibilizadas em artigos técnicos.
Relacionamos a seguir os materiais provenientes da reciclagem de embalagens Longa Vida da Tetra Pak com descrição e possibilidades de processamento.
|
Mais informações: http://www.esculturasurbanas.com.br/site/
I. Objeto
Com o objetivo de fomentar a reflexão e a produção artística contemporânea no Brasil e torná-la acessível ao público, a Tetra Pak comunica a abertura das inscrições do edital Esculturas Urbanas. O referido edital receberá inscrições para a proposição de projetos de esculturas ou obras tridimensionais que apresentem a preocupação com a sustentabilidade por meio do uso de materiais provenientes da reciclagem de embalagens Longa Vida da Tetra Pak na produção das obras. Uma comissão de seleção fará a escolha de quinze (15) projetos a serem executados e expostos na Praça Victor Civita, localizada no bairro de Pinheiros, na cidade de São Paulo.
O projeto tem abrangência nacional e é voltado a estudantes de cursos de graduação (a partir do segundo ano letivo) e pós-graduação nas áreas de artes plásticas e visuais, arquitetura e design gráfico e industrial.
Por meio deste edital, a Tetra Pak, com o apoio da Lei Rouanet, visa a incentivar reflexões sobre a temática da sustentabilidade e seus desdobramentos na produção artística brasileira.
Com o edital Esculturas Urbanas, a Tetra Pak e a Praça Victor Civita selam uma parceria para viabilizar esse projeto direcionado ao fomento da produção nacional de jovens artistas em formação.
A Base7 Projetos Culturais, proponente do projeto, é responsável pela coordenação do processo de classificação e seleção do edital Esculturas Urbanas, bem como pela produção, organização e montagem da exposição.
II. Participação
Estão aptos a apresentar projetos estudantes brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros legalmente residentes no Brasil, maiores de 18 anos, regularmente matriculados e que estejam cursando a graduação (a partir do segundo ano letivo) ou a pós-graduação nas áreas de artes plásticas e visuais, arquitetura e design gráfico e industrial em instituições de ensino superior devidamente reconhecidas pelo Ministério da Educação, localizadas dentro do território brasileiro. Esses participantes não podem ter realizado mais do que duas (2) exposições individuais em galerias comerciais.
É vetada a participação de funcionários da Tetra Pak e de membros da coordenação do processo do edital e da comissão de seleção.
III. Inscrições
A inscrição é gratuita e poderá ser feita no período de 10 de dezembro de 2010 a 31 de março de 2011, mediante o preenchimento on-line da ficha de inscrição, disponível no site do edital: www.esculturasurbanas.com.br.
A inscrição deverá ser acompanhada dos documentos relacionados no item III.c. do presente edital.
• a. Cada participante poderá propor apenas um projeto.
• b. Somente serão analisados projetos que contemplem o uso dos materiais reciclados descritos no item XI. Disposições finais do presente edital.
• c. Requerimentos para a inscrição:
o i. ficha de inscrição preenchida;
o ii. envio dos anexos relacionados a seguir:
1. currículo detalhado (nome completo, nome adotado, endereço§ completo, telefone, fax, e-mail, formação acadêmica e complementar, principais participações em exposições e prêmios, se houver);
2. cópia de atestado de§ matrícula em curso de graduação ou pós-graduação nas áreas de artes plásticas e visuais, arquitetura e design gráfico e industrial em instituições de ensino superior localizadas dentro do território brasileiro e reconhecidas pelo Ministério da Educação;
3. cópia simples e legível da cédula de§ identidade;
4. para candidatos estrangeiros, cópia simples e legível do§ Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) ou passaporte e visto de entrada no país;
5. portfolio formatado em .pdf em um único arquivo contendo: entre§ quatro (4) e oito (8) imagens de trabalhos desenvolvidos anteriormente pelo inscrito, inclusive produção acadêmica; cópias de folderes, catálogos e artigos críticos publicados em jornais e periódicos sobre a produção do estudante, quando houver;
6. anteprojeto para a produção de uma escultura ou obra§ tridimensional contendo:
- identificação do anteprojeto;§
-§ especificações conceituais;
- memorial descritivo completo – técnicas,§ dimensões, detalhamento do uso dos materiais reciclados de embalagem Longa Vida da Tetra Pak – necessário ao processo de análise e possível execução da obra;
- documentação visual do projeto (croquis, desenhos, imagens, fotos) que§ explique a proposta, com mais de um ponto de vista, bem como a enumeração dos materiais envolvidos, indicando no projeto onde se localizam os materiais empregados. Deverão ser encaminhadas no máximo cinco (5) plantas no formato até A3 e/ou imagens (resolução mínima de 300 DPIs) do projeto apresentado (maquete digital contará como imagem). Todos os arquivos digitais deverão ser compatíveis com o sistema operacional Windows XP (com extensões .doc, .jpg, .pdf, .xls, .ppt ou .rtf). O total dos arquivos enviados não pode ultrapassar 10 MB;
-§ visibilidade na escala urbana com volume entre 6 e 8 metros cúbicos;
Toda e qualquer criação intelectual de terceiros, como softwares, fotografias, textos etc., que venha a ser utilizada pelo inscrito na execução de sua peça deverá estar devidamente autorizada;
o iii. estar de acordo com as condições descritas no presente edital. Obs.: esta cláusula deverá ser feita ao término do preenchimento da ficha de inscrição disponível no site.
• d. Os participantes obterão o comprovante de inscrição ao fim do preenchimento de todos os formulários. O estudante deverá clicar no botão “finalizar” para gerar o número do comprovante de inscrição.
• e. Os participantes que não provarem seu vínculo de matrícula com a instituição de ensino terão sua inscrição anulada.
• f. As propostas que não estiverem de acordo com as exigências deste regulamento serão desclassificadas e não farão parte da seleção. Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta.
IV. Comissão de seleção
Uma comissão de seleção formada por cinco (5) especialistas nas áreas compreendidas pelo edital será responsável pela seleção dos projetos. Os nomes dos integrantes da comissão serão divulgados após o término da primeira etapa de seleção, juntamente com o comunicado dos projetos pré-selecionados.
As decisões e a seleção de projetos pela comissão julgadora serão soberanas, irrevogáveis e irrecorríveis.
V. Classificação e seleção de projetos
Serão objetos de análise os projetos de criação e de produção de uma escultura ou obra tridimensional, com visibilidade na escala urbana, a serem executados especialmente para o espaço da Praça Victor Civita, localizada no bairro de Pinheiros, na cidade de São Paulo. O formato da peça final é livre, desde que ocupe um volume entre 6 e 8 metros cúbicos.
Deverão ser utilizados como principais elementos no processo de constituição da obra os materiais provenientes de reciclagem das embalagens Longa Vida da Tetra Pak, conforme item XI. Disposições finais: mantas de papel reciclado, papel 100% reciclado, plástico e alumínio pós-desagregação, pellets de plástico e alumínio, placas de plástico e alumínio, telhas de plástico e alumínio. Esses materiais serão fornecidos pela Tetra Pak aos autores dos quinze (15) projetos finais selecionados para a produção dos trabalhos. Quaisquer outros materiais utilizados deverão ser complementares ou de estrutura. Todos os materiais envolvidos na produção da obra deverão resistir à ação do tempo, considerando que serão implantados em um parque ao ar livre, em local público. A estrutura, bem como os materiais a serem utilizados na construção da peça, deverá atender às necessidades do projeto e ao mesmo tempo garantir a segurança do público.
O processo de seleção terá duas etapas:
PRIMEIRA ETAPA: pré-seleção e classificação
A etapa de pré-seleção e classificação compreenderá a análise dos dossiês e dos anteprojetos das esculturas ou obras tridimensionais enviados para a comissão de seleção. Dentre os inscritos, serão pré-selecionados 30 anteprojetos (classificados por ordem de seleção) para a participação na segunda etapa.
Os 30 participantes pré-selecionados nesta fase serão notificados oficialmente e o resultado estará disponível no site www.esculturasurbanas.com.br, a partir do dia 12 de abril.
SEGUNDA ETAPA: seleção final
Inicialmente, serão convocados os quinze (15) primeiros anteprojetos classificados na etapa anterior para o desenvolvimento dos respectivos projetos executivos com detalhamento técnico, a serem analisados e julgados pela comissão de seleção.
Os autores dos quinze (15) primeiros projetos pré-selecionados receberão o valor bruto de R$ 1.000 (hum mil reais) como ajuda de custo para o desenvolvimento do projeto executivo – confecção de desenhos técnicos, maquetes virtuais e/ou desenhos 3D. Esse valor será pago à vista, mediante apresentação de nota fiscal ou recibo, deduzidos os impostos devidos na forma da legislação vigente.
Observa-se que, caso algum(ns) dos projetos executivos enviados nessa etapa seja(m) julgado(s) inviável(is) pelos integrantes da comissão para sua execução, serão convocados os autores dos projetos seguintes, conforme a classificação da pré-seleção existente, até que se atinja o número total de quinze (15) projetos selecionados para execução.
Os convocados para a segunda etapa deverão enviar, conforme datas descritas no item XI. Disposições finais 3. Cronograma, os seguintes documentos:
• i. desenhos técnicos detalhados e, a critério do autor, desenhos em 3D e/ou maquetes virtuais;
• ii. máximo de dez (10) plantas ou imagens (resolução mínima de 300 DPIs) do projeto apresentado (maquete digital contará como imagem). Obs.: os arquivos digitais devem ser compatíveis com o sistema operacional Windows XP (extensões .jpg, .pdf, .ppt ou .dwg);
• iii. descrição do sistema de montagem, necessidades técnicas e operacionais. Obs.: os arquivos digitais devem ser compatíveis com o sistema operacional Windows XP (extensões .doc, .pdf, .xls ou .rtf);
• v. propostas que impliquem a cessão de direitos autorais de terceiros deverão ser acompanhadas da respectiva autorização de quem os detenha. Tal autorização se estende à própria apresentação da proposta e a sua veiculação na imprensa ou em materiais e meios de divulgação;
• vi. previsão orçamentária da obra. Obs.: os custos de produção e implantação da obra não devem exceder o limite de R$ 13.000 (treze mil reais) brutos;
• vii. cronograma de execução da obra, considerando que a duração máxima de produção da obra é de vinte (20) dias corridos.
O resultado da seleção final será formalmente comunicado aos selecionados e divulgado no site: www.esculturasurbanas.com.br, a partir do dia 7 de junho de 2011.
Aos quinze (15) estudantes selecionados será disponibilizado o valor bruto de R$ 13.000 (treze mil reais) para produção e implantação das obras. O valor será gerenciado pela Base7 Projetos Culturais, conforme descrito no item VII. Produção das obras do presente edital.
A produção das obras deverá ocorrer no período entre 20 de junho e 18 de julho de 2011.
VI. Critérios de seleção
A comissão de seleção examinará os dossiês dos inscritos e analisará os anteprojetos e projetos executivos enviados tendo os seguintes critérios como diretrizes gerais:
• uso criativo e visibilidade dos materiais reciclados;
• qualidade dos projetos apresentados;
• solução plástica;
• incorporação dos conceitos-chave no projeto;
• ineditismo;
• contemporaneidade;
• viabilidade de execução e custos.
A comissão de seleção poderá estabelecer critérios específicos de avaliação dos projetos a partir dessas diretrizes gerais.
VII. Produção das obras
Cada um dos quinze (15) estudantes selecionados pela comissão é responsável pela produção de sua obra e receberá a título de honorários o valor bruto de R$ 3.000 (três mil reais) pela criação da escultura ou obra tridimensional mediante assinatura de contrato e emissão de nota fiscal ou recibo, deduzidos os impostos devidos na forma da legislação vigente.
Para a produção das obras, o estudante selecionado terá a sua disposição, além do material a ser fornecido pela Tetra Pak, conforme item V. Seleção de projetos, uma verba de até R$ 13.000 (treze mil reais) brutos, além dos R$ 1.000 (hum mil reais) de ajuda de custo para o desenvolvimento do projeto executivo, a ser paga diretamente ao fornecedor ou em forma de reembolso ao estudante, mediante apresentação de comprovante de despesa. Não serão reembolsados valores que ultrapassem esse montante.
A produção das obras ocorrerá em São Paulo em local a ser disponibilizado pela Tetra Pak e a ser comunicado aos estudantes selecionados.
Aos estudantes que não residem em São Paulo, nas ocasiões em que sua vinda a esta cidade seja necessária ao desenvolvimento do projeto, serão oferecidos no máximo dois (2) bilhetes aéreos de vinda e retorno a suas cidades, hospedagem e um perdiem no valor de R$ 120 (cento e vinte reais).
As informações de cronograma de produção e implantação, bem como orientações sobre a forma de pagamento e reembolso de despesas de produção, serão acordadas na ocasião da formalização do contrato com os estudantes selecionados.
VIII. A exposição
Serão expostos os quinze (15) projetos selecionados e executados. A exposição será realizada de 29 de julho a 25 de setembro de 2011 na Praça Victor Civita, localizada no bairro de Pinheiros, em São Paulo.
IX. Cerimônia oficial de abertura da exposição
A comissão julgadora atribuirá menção honrosa a três (3) projetos executados; de acordo com a classificação, esses serão contemplados com a seguinte menção:
• 1º lugar
• 2º lugar
• 3º lugar
Os mesmos terão destaque na publicação do edital Esculturas Urbanas.
As menções serão divulgadas durante a cerimônia oficial de abertura da exposição em 29 de julho de 2011. Os autores dos três projetos destacados se comprometerão a participar de entrevista e depoimentos e a ceder sua imagem e a de seu trabalho para a divulgação da segunda edição do prêmio no ano seguinte, caso houver.
X. Responsabilidades dos selecionados
Estar disponível para a realização do trabalho com carga horária e agenda acordadas em conjunto com a organização do edital.
Mencionar o crédito do edital Esculturas Urbanas em todas as peças e meios de divulgação da obra contemplada pelo projeto.
O preenchimento da ficha de inscrição implica na concordância plena das normas estabelecidas para a execução dos respectivos projetos e a realização da exposição. O estudante inscrito concorda em conceder à Tetra Pak e aos organizadores do edital o direito de uso da imagem dos projetos executados através do edital Esculturas Urbanas e com o envio de todas as informações necessárias para o bom andamento da execução dos projetos.
XI. Disposições finais
1. Materiais
O regulamento do presente edital estabelece que as obras propostas tenham obrigatoriamente materiais provenientes de embalagens Longa Vida da Tetra Pak como principais elementos da composição. Os demais materiais agregados podem ser de uso exclusivo estrutural – tais como aço, ferro, madeira e concreto – e para fins de acabamento – a exemplo de tinta, cola e verniz. Todos os materiais envolvidos na produção da obra deverão resistir a intempéries.
Obs.: amostras dos materiais reciclados de embalagem Longa Vida da Tetra Pak serão encaminhadas às instituições de ensino e disponibilizadas para a análise dos alunos interessados em participar deste edital.
2. Informações sobre os materiais provenientes da reciclagem de embalagens Longa Vida da Tetra Pak
As embalagens Longa Vida são compostas de 75% de papel, 20% de polietileno de baixa densidade e 5% de alumínio (em peso).
A reciclagem das embalagens Longa Vida pode ser dividida em duas fases:
PRIMEIRA FASE: reciclagem do papel – as embalagens Longa Vida pós-consumo são recolhidas através de iniciativas de coleta seletiva, que triam o material, enfardam e vendem para fábricas recicladoras de papel. Elas são responsáveis por separar o papel das camadas de plástico e alumínio, utilizando um equipamento chamado hidrapulper. O papel pode sair na forma de mantas para serem novamente desagregadas (originando, por exemplo, peças de polpa moldada) ou de bobinas, que posteriormente são convertidas em caixas de papelão ou cortadas para fins gráficos. O plástico e o alumínio separado são vendidos a outros recicladores.
SEGUNDA FASE: reciclagem do polietileno e do alumínio – existem três opções de processos de reciclagem para o polietileno e o alumínio (já sem o papel). Dois deles trabalham com os dois materiais juntos (placas e telhas e peletização) e o terceiro consegue separar termicamente o plástico do alumínio. Mais informações sobre esses processos estão disponibilizadas em artigos técnicos.
Relacionamos a seguir os materiais provenientes da reciclagem de embalagens Longa Vida da Tetra Pak com descrição e possibilidades de processamento.
|
Mais informações: http://www.esculturasurbanas.com.br/site/
Nenhum comentário:
Postar um comentário