ProjetoCultura cursos e viagens culturais
Rua Portugal, nº 43 - Fundação Ema Klabin
Contato: 11 2307-0767 - 11 2339-0767 - 11 3081-5845
Contato: 11 2307-0767 - 11 2339-0767 - 11 3081-5845
Arte brasileira contemporânea: introdução à uma história sem fim
Professoras | Ana Teixeira e Iara Freiberg
Duração | 04 módulos independentes com 04 encontros cada
Dias | segundas-feiras das 20h00 às 22h00
Local | Fundação Ema Klabin - Rua Portugal 43, Jardim Europa
Valor | Por módulo R$ 280,00 (R$ 140,00 na inscrição + uma parcela de R$ 140,00)
Aula Introdutória gratuita 08 de agosto | segunda-feira | 20h00
Vagas limitadas – inscrições por e-mail ou telefone.
Professoras | Ana Teixeira e Iara Freiberg
Duração | 04 módulos independentes com 04 encontros cada
Dias | segundas-feiras das 20h00 às 22h00
Local | Fundação Ema Klabin - Rua Portugal 43, Jardim Europa
Valor | Por módulo R$ 280,00 (R$ 140,00 na inscrição + uma parcela de R$ 140,00)
Aula Introdutória gratuita 08 de agosto | segunda-feira | 20h00
Vagas limitadas – inscrições por e-mail ou telefone.
A história das obras de arte e das práticas artísticas paira, ainda, como uma grande incógnita para o público em geral. Como “entender” a arte contemporânea? Como localizar a arte contemporânea dentro do contexto brasileiro?
Este curso pretende promover reflexões sobre a arte e o fazer artístico, facilitar o entendimento e a compreensão da arte contemporânea, por meio da apreciação e da contextualização de obras de artistas brasileiros que vêem trabalhando desde a segunda metade do século XX até hoje.
Cada um dos quatro módulos enfocará um assunto ou formato específico que será apresentado por meio de uma série de obras de artistas brasileiros contemporâneos.
Este curso pretende promover reflexões sobre a arte e o fazer artístico, facilitar o entendimento e a compreensão da arte contemporânea, por meio da apreciação e da contextualização de obras de artistas brasileiros que vêem trabalhando desde a segunda metade do século XX até hoje.
Cada um dos quatro módulos enfocará um assunto ou formato específico que será apresentado por meio de uma série de obras de artistas brasileiros contemporâneos.
O curso será ministrado em 4 módulos :
Módulo 1. Materialidade como discurso (o olhar através do objeto)
15.08 | Introdução à arte contemporânea
22.08 | A arte além da pintura e da escultura
29.08 | Instalação / site specific / diferença de intervenção
05.09 | Land art / arte urbana
15.08 | Introdução à arte contemporânea
22.08 | A arte além da pintura e da escultura
29.08 | Instalação / site specific / diferença de intervenção
05.09 | Land art / arte urbana
Módulo 2. Imaterialidade como discurso (a obra além do objeto)
12.09 | Desde quando a arte passa a ter importância além do objeto
19.09 | Arte conceitual
26.09 | Arte política
03.10 | Video arte
12.09 | Desde quando a arte passa a ter importância além do objeto
19.09 | Arte conceitual
26.09 | Arte política
03.10 | Video arte
Módulo 3. O discurso dos meios – a obra-objeto (a imagem como discurso, o objeto como discurso)
10.10 | A pintura e a escultura tradicionais
17.10 | A pintura e a escultura hoje
24.10 | Arte Postal
31.10 | Os artistas que não fazem mais a obra
10.10 | A pintura e a escultura tradicionais
17.10 | A pintura e a escultura hoje
24.10 | Arte Postal
31.10 | Os artistas que não fazem mais a obra
Módulo 4. Outros discursos (o não-objeto)
07.11 | Performance vs. Ações
14.11 | Arte relacional
21.11 | Obras sonoras
28.11 | A palavra nas obras
07.11 | Performance vs. Ações
14.11 | Arte relacional
21.11 | Obras sonoras
28.11 | A palavra nas obras
Ana Teixeira artista e mestre em Poéticas Visuais pela USP. Tem participado de exposições individuais e coletivas dentro e fora do Brasil.
Iara Freiberg artista formada pela ECA-USP. Tem participado de exposições individuais e coletivas dentro e fora do Brasil, leia mais...
Iara Freiberg artista formada pela ECA-USP. Tem participado de exposições individuais e coletivas dentro e fora do Brasil, leia mais...
A Literatura no Egito Antigo: Uma antologia do tempo dos Faraós
Professor | Antonio Brancaglion Jr.
Duração | 04 encontros
Dias | segundas-feiras das 18h00 às 20h00
Datas | 15, 22, 29 de agosto e 05 de setembro
Local | Fundação Ema Klabin - Rua Portugal 43, Jardim Europa
Valor | R$ 140 na inscrição + uma parcela de R$ 140,00
Se formos buscar a 1ª civilização que utilizou a escrita além do emprego funcional - científica ou técnica - isto é, não-utilitária, podemos afirmar que foi no Egito onde surgiu a literatura mais antiga conhecida. Embora a mais antiga, a literatura egípcia, é também uma das menos conhecidas. Somente no final do século XIX, com o completo domínio sobre a tradução dos hieróglifos, os egiptólogos voltaram-se para a tradução, estudo e publicação dos textos literários.
A vida literária dependia diretamente das escolas, que funcionavam como arquivos, bibliotecas e onde as cópias eram a base do aprendizado dos escribas. A literatura não era uma fonte de diversão, mas um exercício de leitura e caligrafia. Fonte de ensinamentos éticos, morais, históricos e religiosos.
Este curso pretende expor de maneira objetiva as principais formas literárias surgidas no segundo milênio antes de Cristo e que lançam uma nova luz e uma maneira diferenciada sobre a vida dos antigos egípcios.
Professor | Antonio Brancaglion Jr.
Duração | 04 encontros
Dias | segundas-feiras das 18h00 às 20h00
Datas | 15, 22, 29 de agosto e 05 de setembro
Local | Fundação Ema Klabin - Rua Portugal 43, Jardim Europa
Valor | R$ 140 na inscrição + uma parcela de R$ 140,00
Se formos buscar a 1ª civilização que utilizou a escrita além do emprego funcional - científica ou técnica - isto é, não-utilitária, podemos afirmar que foi no Egito onde surgiu a literatura mais antiga conhecida. Embora a mais antiga, a literatura egípcia, é também uma das menos conhecidas. Somente no final do século XIX, com o completo domínio sobre a tradução dos hieróglifos, os egiptólogos voltaram-se para a tradução, estudo e publicação dos textos literários.
A vida literária dependia diretamente das escolas, que funcionavam como arquivos, bibliotecas e onde as cópias eram a base do aprendizado dos escribas. A literatura não era uma fonte de diversão, mas um exercício de leitura e caligrafia. Fonte de ensinamentos éticos, morais, históricos e religiosos.
Este curso pretende expor de maneira objetiva as principais formas literárias surgidas no segundo milênio antes de Cristo e que lançam uma nova luz e uma maneira diferenciada sobre a vida dos antigos egípcios.
1. Os Hieróglifos e os Escribas
2. Ensinamentos, Instruções e Máximas: A Literatura Didática
3. Romances e Contos: A Literatura Fantástica
4. A Poesia Lírica e Dramática
2. Ensinamentos, Instruções e Máximas: A Literatura Didática
3. Romances e Contos: A Literatura Fantástica
4. A Poesia Lírica e Dramática
Antonio Brancaglion Jr. professor e egiptólogo - Museu Nacional do Rio de Janeiro – UFRJ, leia mais...
Fonte: Divulgação ProjetoCultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário