concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 7 de março de 2014

Aberto edital para gestores de espaços artísticos



Contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais, o projeto "Diagnóstico para Indie.Gestão – Residência de Espaços Autônomos" promove a seleção nacional, direcionada a administradores de centros artísticos independentes. Prazo de inscrições vai até 17 de março

Residência
O Ateliê Aberto, de Campinas (SP) e o Jardim Canadá Centro de Arte e Tecnologia (JA.CA), de Belo Horizonte (MG), abriram um processo seletivo de residências artísticas, destinado a gestores de espaços autônomos, no campo das artes visuais, com inscrições abertas para todo o Brasil, até o dia 17 de março. O edital é parte da proposta contemplada na 10ª edição do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais: o projeto Diagnóstico para Indie.Gestão – Residência de Espaços Autônomos. O processo seletivo prevê a seleção de cinco centros artísticos autônomos sediados em diferentes regiões geográficas do país, para residências nos dois centros de arte.
A realização de programas de residência artística é um dos principais eixos de ação e pesquisa do Ateliê Aberto e do JA.CA.. Espaços independentes, consolidados em seus contextos de atuação, esses centros de arte abrem espaço à participação de artistas e pesquisadores, através de residências. Francisca Caporalli, diretora artística do JA.CA explica que, normalmente os espaços autônomos surgem espontaneamente, mas com muito pouco conhecimento prévio de gestão e das implicações mais abrangentes do seu trabalho. “Vamos descobrindo os problemas e as soluções aos trancos, e nunca temos tempo para planejar, refletir ou sistematizar estas questões. Em paralelo, essa informalidade e dinâmica propicia projetos muito mais espontâneos, uma forma de acolher as demandas e questões que aparecem naquela comunidade. Os espaços geridos por artistas e desvinculados de uma instituição têm uma função muito importante para a cultura, dinamizam as programações e oferecem estruturas a artistas e projetos que não ainda não são assimilados pelas instituições culturais”, completa Francisca.
As etapas do projeto – Cada espaço contemplado receberá uma visita da equipe de coordenação do projeto, para reconhecimento e diagnóstico de suas atividades, assim como para a realização de um workshop ou conversa aberta, sobre temas ligados ao conteúdo dos projetos e as rotinas previstas por cada um. Num segundo momento, representantes dos cinco espaços selecionados serão reunidos no JA.CA, em Belo Horizonte, onde vão participar de eventos produzidos pelos organizadores, tais como seminários e atividades coletivas.
A Coordenadora executiva do JA.CA., Joana Meniconi, destaca que a gestão de espaços culturais está relacionada com os elementos e recursos disponíveis em cada local. “O contexto regional influencia diretamente na forma como as iniciativas são pensadas e viabilizadas. Acreditamos que os problemas enfrentados por gestores de espaços artísticos de todos país sejam parecidos; mas as soluções encontradas para resolvê-los são diferentes em cada região. É isto que pretendemos pesquisar, discutir e compartilhar nesta residência”, diz Joana. Nesse sentido, o objetivo do projeto é produzir um mapeamento de práticas e táticas de gestão criadas por centros artísticos independentes, considerando os diferentes contextos de ação que caracterizam a realidade brasileira – um levantamento das experiências nessa área, tanto as já consolidadas, como as mais recentes.
O programa terá também como resultado, uma publicação, feita de forma colaborativa, realizada como obra em progresso. O trabalho vai reunir os principais pontos dos debates realizados durante a residência.
Samantha Moreira, fundadora do Ateliê Aberto (criado em 1997), explica que o nome “Diagnóstico para Indie.GESTÃO – Residência de Espaços Autônomos” sugere que o processo de trabalho a ser realizado se relacione com o universo da culinária – “…com a hora das refeições, de cozinhar juntos, de trocar receitas, de colocar uma pitada na discussão, de buscar novos temperos entre a especificidade de cada um dos espaços, de sentar à mesa. Um campo de negociação, de novas táticas, de aproximação e afetividade, buscando estratégias para alimentarmos novos processos de sobrevivência”, diz Samantha.
Diagnóstico para a Indie.gestão – Residência de Espaços Autônomos
Projeto contemplado na 10ª edição do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais
Edital e ficha de inscrição disponíveis nos sites www.jacaarte.org ewww.atelieaberto.art.br
Período de inscrições até 17 de março
As inscrições são realizadas por e-mail
Período de visitas aos centros selecionados: abril e maio
Período de residência no JA.CA: 17 a 23 de maio
Contatos
Francisca Caporali: francisca@jacaarte.org
Joana Meniconi:  joana@jacaarte.org
Samantha Moreira: samantha@atelieaberto.art.br
Fonte: FUNARTE

Nenhum comentário: