concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 22 de julho de 2019

exposição Do volume e do espaço: modos de fazer - SP


 
          
Formas geométricas, tridimensionais e humanas nas obras de Claudio Cretti, Laura Vinci e Flávio Cerqueira

Exposição coletiva na Casa de Cultura do Parque discute aspecto tridimensional da produção contemporânea
Da figura humana à geometria, mostra traz trabalhos significativos que representam os pensamentos atuais em torno da escultura
 Formas geométricas, tridimensionais e humanas nas obras de Claudio Cretti, Laura Vinci e Flávio Cerqueira
 
Os escultores contemporâneos têm se apropriado das mais diversas práticas escultóricas para representar tanto figuras humanas, quanto formas geométricas. Do conjunto diversificado de práticas, coloca-se em dúvida a validade atual do termo "escultura", ao se preferir a noção mais ampla de "tridimensional". Essa é a reflexão proposta pela exposição Do volume e do espaço: modos de fazer, coletiva em cartaz de 27 de julho a 13 de outubro, na Casa de Cultura do Parque.
 
A mostra tem texto de apresentação de Ana Avelar e reúne trabalhos dos artistas brasileiros Alexandre da CunhaClaudio CrettiEdgar de SouzaEduardo FrotaFelipe Cohen, Flávio CerqueiraIvens Machado,José RezendeLaura VinciNino Cais, Pablo Reinoso, Ricardo BeckerRodrigo Cardoso e Tatiana Blass.
 
Dois eixos centrais dividem os trabalhos expostos. O primeiro, endereçado à figura humana, indica a história tradicional da escultura, com o corpo aparecendo em diversas escalas ou fragmentos, ora como metáfora para uma conduta moral e ética, ora para fins religiosos ou místicos.
 
"As atuais poéticas do corpo debatem politicamente convenções sociais, culturais e sexuais. Se artisticamente o corpo humano serviu, ao longo do tempo, como suporte de nossa relação com o mundo, uma relação física que diz respeito também à nossa compreensão desse mundo, o que pensar sobre corpos que não se completam ou que não seguem proporções exemplares?", provoca Ana Avelar.
 
A geometria, elemento que unifica o segundo eixo da exposição, não aparece mais oposta à realidade do corpo, mas sim conjugada a ele. O Minimalismo, marco da arte contemporânea, rompe com o gesto heroico do artista sobre o material e revela a experiência do corpo do indivíduo em contraponto aos objetos sem detalhes, ordenados em série, dentro de uma lógica evidente e simples. "É o corpo que experimenta a geometria, é ele quem a produz", explica.
 
Máquinas do mundo: Drummond, Clarice e Machado – José Miguel Winsnik
No mesmo dia da abertura da exposição, o Terra Nova, novo módulo de artes plásticas da Flip, e a Casa de Cultura do Parque promovem um encontro com José Miguel Wisnik. A palestra seguida de bate-papo gira em torno o processo de criação de Máquinas do Mundo, do Núcleo de Arte da Mundana Companhia de Teatro. A obra contempla elementos das artes plásticas, da literatura e do teatro e explora as potencialidades estéticas contidas no contraponto entre o poema A máquina do mundo, de Carlos Drummond de Andrade, O delírio, sétimo capítulo de Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e um capítulo de A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector. O encontro integra a programação do Terra Nova, novo módulo de artes visuais da Flip.
 
Do volume e do espaço: modos de fazer
Abertura: 27 de julho, às 10h
Visitação: de 27 de julho a 13 de outubro
Horário: quarta a sexta, das 11h às 19h, sábados e domingos das 10h às 18h
Entrada Gratuita
Palestra e bate-papo com José Miguel Wisnik
Máquinas do mundo: Drummond, Clarice e Machado
Evento integrante da programação do Terra Nova (novo módulo de artes visuais da Flip).
Data: Dia 27 de julho, 16h
Gratuito
Local: Casa de Cultura do Parque
Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1300 - Alto de Pinheiros
Informações: (11) 3811-9264 | acasadoparque.com

 
fonte:
A4&Holofote

Nenhum comentário: