concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 4 de outubro de 2022

MIS-SP realiza primeira sessão do filme "Daniel Senise - Nem Tudo tem que ser sobre alguma coisa"

 

MIS-SP realiza primeira sessão do filme "Daniel Senise - Nem Tudo tem que ser sobre alguma coisa"

Documentário em que o diretor Bernardo Pinheiro visita a carreia do pintor Daniel Senise tem sessão especial para o público paulistano no próximo dia 07 de outubro

No dia 07 de outubro, às 19h, o MIS (instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo), em parceria com a Galeria Nara Roesler, realiza a primeira exibição do documentário, Nem Tudo Tem que Ser Sobre Alguma Coisa (2022), no qual o cineasta Bernardo Pinheiro visita a carreira do artista plástico Daniel Senise. A estreia oficial ocorre somente no dia 14 de outubro, no Festival de Cinema do Rio.

Com mais de 40 anos de carreira, o pintor Daniel Senise está entre os mais importantes artistas brasileiros da contemporaneidade. Através de um convívio íntimo com Senise, seja na montagem de suas exposições, nas conversas com seus curadores e amigos e nos momentos da solidão da criação, Nem Tudo Tem que Ser Sobre Alguma Coisa revela o que mobiliza suas ideias e força poética. O filme não é uma biografia do artista, mas um recorte de sua produção, numa fase em que experimenta novos suportes que transbordam o trabalho de pintura.

Sobre o artista:

Daniel Senise (Rio de janeiro, 1955) é um dos representantes da chamada Geração 80, marcada pelo processo de retomada da pintura no Brasil. Desde o final da década de 1990, sua prática artística consiste no que pode ser descrito como "construção de imagens". O processo começa com a impressão de superfícies – como pisos de madeira ou paredes de concreto – sobre tecidos, à maneira de monotipias. Esse material serve de base para suas obras, seja como área a ser trabalhada ou como fragmento a ser colado sobre outra imagem, frequentemente, fotográfica.

Sua produção tem forte relação com o espaço, cujos restos são incorporados aos trabalhos, de modo que ele passa a ser apresentado não só como figuração, mas também como matéria exposta. Cerâmicas quebradas, barras de metal, pedaços de madeira, poeira, entre outros elementos encontrados, são fixados sobre as imagens, servindo como anteparos que dificultam com que ela seja vista e, ao mesmo tempo, ressaltam seu caráter de rastro. Cria-se um jogo entre a realidade da matéria e sua representação. Por outro lado, o tempo também se faz fundamental, sobrepondo cronologias, gestos e vivências, a partir das complexas relações entre permênecia e desaparecimento.

Daniel Senise tem exposto individualmente em museus e galerias no Brasil e no exterior, entre os quais, o MAM do Rio de Janeiro, MAC de Niterói, Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, Casa França-Brasil, no Rio de Janeiro, o Museum of Contemporary Art, em Chicago, o Museo de Arte Contemporáneo, Monterrey, México, Galeria Thomas Cohn Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro, Ramis Barquet Gallery e Charles Cowley Gallery, em Nova York, Michel Vidal, em Paris, Galleri Engström, em Estocolmo, Galeria Camargo Vilaça, em São Paulo, Pulitzer Art Gallery, em Amsterdam, Diana Lowenstein Fine Arts, em Miami, na Galeria Silvia Cintra, no Rio de Janeiro, Galeria Vermelho, em São Paulo, e a Galeria Graça Brandão, em Lisboa, Galeria Nara Roesler em São Paulo e Nova York. Atualmente, Daniel Senise vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Sobre o Diretor:

Bernardo Pinheiro Diretor de cinema e especialista em conteúdo com mais de 20 anos de experiência nas indústrias de cinema e artes visuais no Brasil e no exterior. Como Lead Criativo do YouTube Originals no Brasil desenvolveu muitas séries com importantes talentos da plataforma. Sempre buscando a excelência criativa, aliando entretenimento com visão artística e trabalhando de forma crossfuncional com times de alta performance.

Antes do YouTube, desenvolveu, produziu e dirigiu séries e documentários para networks, TV a cabo e plataformas digitais. Como diretor, realizou diversos documentários (incluindo uma cinebiografia de Oscar Niemeyer), longas-metragens, doc-séries para TV a cabo e plataformas digitais. Consultor artístico no Brasil do Château La Coste nos últimos doze anos, também gerenciou os projetos desenvolvidos relacionados aos pavilhões Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha na vinícola de Aix-en-Provence.

 

Serviço:

Sessão especial do filme Daniel Senise – Nem Tudo tem que ser sobre alguma coisa

Duração: 65 minutos

Tipo: Documentário

Direção: Bernardo Pinheiro

Elenco: Agnaldo Farias, Charles Watson, Daniela Labra, Pedro Duarte, Ulisses Carrilho

 

Dia 07 de outubro, às 19h

Auditório MIS (172 lugares)

Grátis – Ingressos retirados no local, com 1 hora de antecedência.

Após a exibição ocorre um bate-papo entre o diretor e o artista.

 

Estreia oficial no Festival de Cinema do Rio, no dia 14 de outubro de 2022. Mais informações em: http://www.festivaldorio.com.br/

 

Museu da Imagem e do Som – MIS

Av. Europa, 158, Jd. Europa

São Paulo – SP, Brasil

CEP 01449-000

TEL 2117-4777



Nenhum comentário: