concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 4 de outubro de 2022

exposição SOMOS ROSAS - Maria Helena Scaglia - UNIVALI - Paraná

 


Univali recebe a exposição “Somos Rosas”

Visitação é aberta até 27 de outubro

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) abre amanhã, 4 de outubro, às 10 horas, no Espaço da Arte, Campus Itajaí, a exposição “Somos Rosas”, em parceria com a Associação do Câncer Amor Próprio. A exposição é composta por 60 rosas em cerâmica da artista Maria Helena Scaglia. Ela explica que a ideia surgiu ao acompanhar o caso de câncer de mama da amiga Heloísa Steffen, o que ocasionou a primeira exposição individual “Sozinhas somos pétalas, unidas somos rosas”. “Com a chegada da pandemia, o ato de fazer rosas de cerâmica minimizou o confinamento social para mim”, explica Maria Helena, e complementa: “Heloísa veio a óbito neste tempo, em julho de 2020. A dor da perda de uma irmã e desta grande amiga na época é aliviada ao modelar rosas de cerâmica”.

Em outubro de 2021, estas rosas foram doadas a Associação do Câncer Amor Próprio. “Na Univali hoje somos 60 rosas, podemos dar continuidade e dar vida amanhã a muitas vidas acolhidas”, resume Maria Helena. A exposição fica aberta à visitação, gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

Sobre a Associação
A Associação do Câncer Amor Próprio fundada em 27 de agosto de 1997 por uma empresária que de São Paulo, Silvia Helena Cavalheiro, que tinha câncer de mama e, na época, fez o seu tratamento em Itajaí. Ela também realizava visitas às pacientes no Hospital Marieta, e viu a necessidade de criar um grupo de apoio às mulheres vítimas da doença.

Desse desejo nasceu a Associação do Câncer Amor Próprio. A entidade já passou por três endereços e para não fechar as portas, atualmente, está em uma casa cedida pela prefeitura, no bairro Vila Operária. Um trabalho de amor ao próximo realizado por centenas de voluntárias que já passaram pelo local e que abrange os municípios que compreendem a região da Amfri.

Atualmente, a associação é a mais antiga no município quando se fala em câncer de mama ou ginecológico. Além de auxiliar as mulheres vítimas da doença, a associação também desenvolve outras atividades, como o empréstimo de perucas para as pacientes se sentirem mais confortáveis para enfrentar o tratamento. A instituição também conta com o empréstimo de cadeiras de roda, de banho, doações de lenços e de próteses mamária artesanal para minimizar os impactos causados por uma cirurgia de retirada da mama.

Nenhum comentário: