Museu Olho Latino recebe importante doação de gravuras do Museu de Arte do Rio Grande do Sul
Por: Luciene Sans - Assessoria de Imprensa Olho LatinoO Museu de Arte do Rio Grande do Sul doou 17 gravuras do importante artista Francisco Stockinger para a coleção do Museu Olho Latino. O MARGS é possuidor do maior acervo do artista e também detentor da distribuição de gravuras reeditadas pós-morte de Stockinger, fato que lhe rendeu a responsabilidade de escolher instituições idôneas para a recepção e manutenção de gravuras do artista.
Francisco Stockinger
Stockinger foi diretor-executivo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul e figura no acervo deste Museu, do Museu Nacional de Belas Artes, do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e do Museu de Arte de Belo Horizonte. Recebeu prêmios no Salão Nacional de Belas Artes, Salão Câmara Municipal do Distrito Federal, Salão Câmara de Porto Alegre, Salão Nacional de Belas Artes de Belo Horizonte, Salão Paulista de Arte Moderna, Spar/ Bahia, entre outros. Participou, entre inúmeras mostras, das VI, VII, VIII Bienal Internacional de Arte de São Paulo (1961, 63 e 65) e representou o Brasil na Bienal de Carrara, Itália, em 1962. Recebeu, entre outras distinções, o título de cidadão honorário de Porto Alegre em 1994 e o prêmio na área de artes plásticas outorgado pelo Ministério da Cultura em 1997. Foi agraciado também com a Medalha do Governo do Estado da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, em 1999, pela sua importância na arte brasileira.
É de autoria de Stockinger com Eloisa Tregnago um conjunto de duas esculturas de bronze, obra pública famosa em Porto Alegre, que faz parte do Monumento à Literatura situada na Praça da Alfândega desde 2001, onde as peças representam Carlos Drummond de Andrade em pé e Mário Quintana sentado em um banco.
Esculturas de Drummond e Quintana, de autoria de Stockinger com Eloisa Tregnago
O curador Paulo Cheida Sans diz que a inserção das gravuras de Stockinger ao Acervo Olho Latino vem a enriquecer ainda mais a representação brasileira da coleção e garante que é uma honra para o Museu Olho Latino ter sido escolhido pelo Museu de Arte do Rio Grande do Sul “Aldo Malagoli”, sob a direção de Gaudêncio Fidelis , como uma instituição merecedora dessa doação.
Cheida ainda comenta que teve a satisfação de participar com Xico Stockinger de um painel de palestras no III Salão de Artes Plásticas do Noroeste na cidade de Penápolis em 1978. “Foi um primoroso evento, que reuniu os principais artistas brasileiros, onde pude trocar ideias com o Xico e me tornei um de seus admiradores profissionais, graças à simpatia, sinceridade e conhecimento, além da própria condição de ser um grande artista”.
Gravura de Stockinger
O Museu Olho Latino, situado no 1º andar do Centro de Convenções “Victor Brecheret” em Atibaia, está aguardando o término da reforma do prédio, que se encontra na fase final. Na programação já está agendada a mostra das xilogravuras de Xico Stockinger para o início do próximo ano, para que o público da cidade e da região possa conhecer de perto as gravuras desse grande artista.
Leia mais:
Paulo Cheida fala sobre o Grupo Olho Latino em São Paulo
Diretor do Museu Olho Latino de Atibaia expõe com Tarsila do Amaral, Oscar Niemeyer e grandes artistas em Brasília
Diretor do Museu Olho Latino de Atibaia é homenageado em Campinas
Grupo Olho Latino expõe Sutilezas do Pensamento no Espaço Cultural Água Branca
Museu Olho Latino expõe 'Cenas de um Novo Mundo' no Fórum Cidadania
Nenhum comentário:
Postar um comentário