No período de 1º de setembro a 31 de outubro de 2011, as 73 esculturas em bronze de autoria de Edgar Degas (Paris, 1834-1917), da coleção do MASP, participam da exposição Degas Escultor – Impressiones de la Vida Moderna. No Museo Nacional de Bellas Artes de Santiago, Chile.
Termina no próximo dia 6, no San Francisco Museum of Modern Art (São Francisco, EUA) a exposição The Steins and the Parisian Avant-Garde. A mostra seguirá para as Galeries Nationales du Grand Palais em Paris, de 3 de outubro de 2011 a 20 de janeiro de 2012. Com uma seleção de obras da família de Gertrud e Leo Stein e materiais relacionados a ela, a mostra demonstra a importância do patronato daquela família para os artistas da época, e como eles disseminaram um novo padrão de gosto pela arte moderna.
A obra de O Divã, de Toulouse-Lautrec – pertencente ao acervo do MASP – participa da exposição; sendo muito importante para aquele momento, foi uma das primeiras aquisições dos irmãos Stein e a única de Toulouse-Lautrec que eles possuíam.
De 25 de setembro de 2011 a 15 de janeiro de 2012 será realizada na Kunsthalle Bielefeld (Bielefeld – Alemanha), a exposição Picasso 1905 in Paris. Participará da mostra a obra do Acervo MASP A Toalete (Fernande), de Pablo Picasso. O projeto abordará o período em que Picasso estava modificando sua produção em direção ao Modernismo. Ele ainda estava ligado ao academismo, porém ali acontece a mudança para o período rosa e azul com os numerosos quase retratos de mães, crianças, acrobatas e artistas de circo, enfatizando as formas já esculturais e antiacadêmicas do corpo, preparando terreno para as Mademoiselles d'Avignon e o Cubismo.
Participa da exposição No Ateliê de Portinari a obra Criança Morta, de Candido Portinari (pertencente ao acervo do MASP). A mostra está em cartaz no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), desde 14 de julho até 18 de setembro de 2011. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário